quarta-feira, 30 de junho de 2010

Por onde andam os negros da Argentina?

Outro dia um conhecido meu estava falando que o primo dele tinha viajado para Argentina e foi confundido com um habitante do Senegal, Camarões e Costa do Marfim, só porque ele tinha a pele um pouco mais escura, até tentavam falar com ele em francês. (?)
(Sim, Esses países foram colônias francesas)

Talvez o que deixa muita gente intrigada , assim como a mim, é que normalmente não vemos um afro descendente atuando em qualquer seleção esportiva argentina, seja em Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos ou Olimpíadas. O que aconteceu com os negros do nosso vizinho portenho?

Escravidão houve em toda América Latina não há dúvidas. Basta ver negros atletas e artistas brasileiros, uruguaios, colombianos, equatorianos, venezuelanos, peruanos, etc. Na Argentina grande parte dessa população foi morta há pouco mais de um século.
Pesquisando pelo Google em 4 ou 5 sites eu vi que no censo de 1778, 30% da população tinha origem africana. A proporção se mantém no censo de 1810, cai para 25% em 1838. Em 1887, repentinamente, compõe menos de 2%.

Essa dizimação está ligada às guerras dos espanhóis contra ingleses, no fim do século 18. Nelas, morreram uma boa parte dos negros, engajados como soldados que eram postos na linha de frente. Mais tarde, no processo de independência (que aconteceu em 1816), foram formadas companhias apenas de negros, os "batalhões de libertos". Com a promessa de liberdade, eles eram enviados para os lugares mais perigosos, e usados como iscas para que o inimigo gastasse suas balas de canhões, como ocorreu na guerra do Paraguai. O golpe final foi à epidemia de febre amarela que se sucedeu no ano de 1871 que abateu quase todos os negros de Buenos Aires impedidos pela policia de sair dos seus bairros, como argumento diziam que tinham receio que a epidemia se estendesse por toda a população.

Além da dizimação na prática, a Argentina organizou uma “política de branqueamento” onde os descendentes de escravos eram registrados como brancos. Para o governo argentino, o desenvolvimento e o progresso do país estavam atrelados à cor da pele da população. Muitas mulheres negras, com a ausência de homens da mesma etnia, mortos nas guerras, casaram-se e tiveram filhos com brancos, inclusive com imigrantes europeus, que começaram a desembarcavam no país. Seus filhos, embora tivessem traços negros comprovados, eram registrados como brancos. As estatísticas, assim, acabaram registrando um sumiço repentino de toda a população negra da Argentina.

Durante a Segunda Guerra Mundial, não foi apenas o regime ditatorial que aproximou Juan Domingo Perón de Adolf Hitler. Foi, também, a política de segregação racial, que defendia a tese de que os arianos são superiores às outras raças.. Perón tanto se identificava com as idéias de Hitler, que abriu as portas da Argentina para 10 mil oficiais nazistas que fugiam das tropas aliadas. 

Eu particularmente confesso que não sabia que o tango tinha raízes africanas e é o efeito da influência negra mais duradoura na Argentina. Para um país com grande índice de racismo , parece que ainda não caíram na sua dura realidade.



9 comentários:

  1. Já fui algumas vezes pra Argentina e é realmente difícil encontrar uma pessoa negra por lá... mas atribuo isso ao acaso. Assim como tem muitos negros na França.

    ResponderExcluir
  2. Eu passei na argentina duas vezes, uma quando eu era pequena e outra no ano passado, nao vi completamente nenhum nenhum negro por lah, e os que tinham normalmente eram estrangeiros.

    ResponderExcluir
  3. Achei esse blog atravez de um blog de uma amiga minha achei o tema bem interessante e resolvi pergunta ao meu professor se era a verdade esses fatos...ele confirmou tudo e disse q na ditadura militar tambem da argentina eles mandaram muitos negros pra fora do país, pra uruguai,colombia,equado e ate mesmo o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Diferentemente das meninas acima, eu nunca fui p/ Argentina rsrs. Confesso que nunca pensei nisso, mas o assunto me chamou atenção. Muito interessante! Gostei!

    ResponderExcluir
  5. SOU BRASILEIRO NASCI E MORO EN SATACATARINA E PORAQUI COMO LA NA ARGENTINA NAO TEMOS NEGROS OS QUE VEJO PORAQUI NAO SAO CATARINENSES MAS EDAI NEGROS SAO ORRIVEIS CHEIRAO MAU FEIOS TODOS POBRES FAVELADOS EU INVEJO A ARGENTIA POR TEREN FEITO UM GRANDE FAVOR A RAÇA HUMANA NAO PERDERAO NAAAAAADA DEVIAMOS FAZER O MESMO AQUI NO BRASIL MATAR ESSA NEGRADA VIVA A ARGENTINA DE PERON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz aí, teu negrão te deixou, boneca?

      Excluir
    2. Espero que você saiba que o brasileiro é um povo miscigenado, e isso quer dizer, q não somos 100% negros ou 100% brancos. Então antes de qualquer comentário racista, pesquise a sua árvore genealógica para não ter uma surpresa ''desagradável'' ao descobrir que você tem um pézinho na Africa também.

      Excluir
  6. cala boca anonimo , nada haver , gente não liga porque essa pessoa disse --'

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito interessante o texto de vocês. Muito parecido com um texto que escrevi há 3 anos, em meu blog: http://afoxe.blogspot.com/2007/06/onde-esto-os-negros-da-argentina.html.
    Abraços.

    ResponderExcluir