segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por que será que você não gosta de ciência?

Um dos grandes problemas, na educação básica do país, são as ciências exatas. E eu não falo de qualidade no conteúdo, ou qualificação dos professores: eu falo de motivação mesmo. Fazer alguém gostar daquilo.


Formei essa opinião baseado em uma curta experiência ensinando. Um dia, fui dar uma aula de física a uma garota de 14 anos, e ela chegou com uma cara de que estava realmente indo pra tortura. Perguntei se gostava daquilo: ela disse que não, veementemente. E dei uma olhada no caderno dela, só pra ver o que tinha de falar... E era um amontoado de definições. Equações soltas, sem explicação nenhuma sobre os fenômenos; ênfase demasiada em cálculos, sendo que a garota estava tendo seu primeiro contato com a ciência. E o pior: ela disse que a aula do professor era ditada (!). Ou seja, o professor simplesmente falava a matéria. Sem nenhuma dinâmica, sem nenhuma preocupação em fazer aquilo se tornar interessante. Principalmente para adolescentes de 14 anos que já foram para a aula com uma visão pré-definida de que física é uma merda.


Como alguém vai gostar disso assim? Acho que há um grande problema no ensino de física ou química, muito pior do que a dificuldade: é o jeito o qual se passa essas matérias, tanto pelo professor quanto pelo sistema de ensino. A dificuldade acaba só mascarando esse problema maior.


Professor de física pra mim tem que se jogar no chão, pra explicar sobre a gravidade. Dar um tapa bem forte na parede pra se fazer entender ao explicar a ‘Terceira Lei de Newton’; explicar a ‘força normal’ dando o exemplo dor quando sentamos na cadeira. Ao somar vetores, tem que dizer ‘cabeça de um na bunda do outro’. Contextualização, mesmo com as coisas mais idiotas, pode ser a palavra chave.


Físicos amam equações. Mas equações para um professor formado podem traduzir a natureza inteira. Para um estudante que acabou de começar a aprender, não significam nada.

4 comentários:

  1. Concordo!
    Uma boa parte do entendimento e afinidade por uma matéria vem da postura do professor. Se ele se mostra envolvido, fica muito mais fácil se envolver também.

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  2. Exatamente o que acontece com meus professores, as vezes nem parece que ele próprios nao gostam das matérias deles e ainda acha obrigaçao a gente gostar.

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  3. Pois é isso mesmo...
    Eu, em pleno 1° ano do ensino médio, sei como é. Muitas vezes, só dão as equações e, um tempo depois, explicam o porquê da mesma. Neste ano, o professor de matemática é ótimo, mas o de física só recebe reclamações.
    Enfim... Aproveitando o comentário, gostaria de agradecer a visita, e dizer que não entendi muito bem seu comentário. Se for uma dica, ou crítica, será bem-vinda (eu realmente não entendi seu comentário haha, foi mal). Até mais

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  4. Claro q física e química tem uma situação mais crítica, até pq tds já têm uma idéia pré concebida dessas matérias, mesmo assim eu acho q não só essas mas todas as outras matérias tinham q ser ensinadas por professores dispostos e com vontade de ensinar, pois uma pessoa pode ter dificuldade em física mas a outra pode ter em sei lá, história ..
    Falo por experiência própria q o professor entusiasmado contagia o aluno, estimula-o a querer aprender aquilo q ele se empolga tanto a ensinar(pelo menos eu, como uma aluna, acontece isso).
    Mas se o professor não está nem aí pra ensinar, pqe os alunos vão sentir vontade de aprender?

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