segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lei 9840 - Ficha Limpa


“Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente, e pela mesma razão.” Eça de Queiroz.


Desconfiado pelo fato da lei 9840 - ficha limpa, ter sido aprovada sem nenhuma objeção prévia, resolvi saber mais sobre ela e fiz umas pesquisas.
A lei aprovada em 4 de junho, não é a mesma que o MCCE(movimento de combate a corrupção eleitoral) impôs.

O Projeto Ficha Limpa, nasceu nas ruas com ampla divulgação no facebook, twitter, blogs e outras redes sociais,  numa demonstração clara e inequívoca do desespero dos brasileiros diante de tanta impunidade por parte de nossos politicos. Cerca de um milhão e seiscentos mil eleitores  assinaram o documento. Pessoas que ainda não tinham perdido a esperança por uma Nação sem corrupção. 

Após sua lenta peregrinação no Congresso e finalmente depois de calorosas e polêmicas discussões, o Projeto foi encaminhado ao Lula para ser sancionado. Entretanto, quando chegou à mesa do molusco apresentava tantas alterações, que não se assemelhava tanto a aquele nascido das aspirações populares.

A lei “ficha limpa” tem como objetivo impedir que parlamentares com passagem pela justiça possa se candidatar.

Ótimo, teriamos uma anarquia (ausência de governo.).




A versão inicial do movimento desejava a proibição de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado. (?)

Deixando essas palavras politicamente arrojadas que apenas são usados para complicar nossas vidas, e voltando ao nosso padrão atual da fala, o político condenado por um Juiz não o torna inelegível  e sim condenado por um colegiado (dois ou mais juízes). E mesmo assim, alguns podem recorrer a essa decisão contra a impugnação e se candidatar enquanto seu caso ainda não for julgado, anexada ao fato da Lei Ficha Limpa não vale para todos os tipos de condenações.

Isso é um fato indiscutível: Alguns vão concorrer com a situação política não definida. Já ocorria antes e vai ocorrer ainda mais agora com a crescente demanda de julgamento pela Justiça Eleitoral com a nova lei.




Ficha Suja ou Limpa, no meu entendimento não precisaria de nenhuma Lei, pois somos nós eleitores quem escolhemos. É nosso dever, em um mundo onde a informação transita em tempo real e que podemos descobrir tudo sobre todos em apenas segundos, sabermos eliminarmos os nossos queridos políticos com feições demoníacas que os próprios se esforçam muito para conquistar. Aceitação q esse tipo de gente exerça o poder, apenas nos fazem piores q eles.

E num país como o nosso, inculto, onde as necessidades são enormes para as coisas mais básicas, os interesses pessoais sobrepujam o interesse coletivo, deixando-nos amargar com essas pessoas eleitas que não se preocupam em ter a mínima condição ética e moral.

Não tiro o mérito que a “ficha limpa” é uma vitória do povo sim, por mais que alguns políticos passem por cima dela. Mas temos que compreender que as coisas mudam no ritmo de uma tartaruga reumática. Então, não pense de uma hora pra outra todos os políticos corruptos não estarão mais no poder ou não poderão se candidatar. A lei ajudará a peneirar-los, não erradicá-los.



Sejam conscientes.


Tipos de votos que ainda geram duvidam.

Voto Branco: Os votos em branco significam "tanto faz" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 50% dos votos, Galinha recebe 40% dos votos, 10% são votos em branco, significa que os eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom. Neste caso os 10% vão pro tubarão (60%).

Voto Nulo: Já o voto nulo é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

11 comentários:

  1. Não teríamos uma Anarquia.
    Pois a administração que propunham os anarquistasm com bases em Jean P. Phroldon era de grande organização.
    Bom texto. Bom conteúdo.
    ..

    ResponderExcluir
  2. Mera ilusão acreditar que realmente o "molusco" (como você disse) iria aceitar tal lei que poderia acabar até com ele mesmo ¬¬ Belo texto .-.


    Estou seguindo ;D
    http://cgw-sonhoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Afff, se nao fosse epoca de eleição , o projeto nem seria considerado. Afinal, é flagrantemente inconstitucional. Se hoje quem terminasse uma faculdade de direito e fizesse uma prova pra delegado,e estivesse apenas em investigação sobre alguma coisa, ja namum assumiria por que isso vale pra "mim" e nao vale pra essa cambada de vagabundo que ta la em brasilia ,,NAO estou desmerecendo a LUTA dessas pessoas, mas povão, vamos acorda, eles vão enrolar vcs mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Muito com o texto...
    è uma análise bem crítica e pungente~...
    Nada é tão simples e fácil neste âmbito...
    ;P

    ResponderExcluir
  5. Colega muito bom seu blog seu texto

    E é isso mesmo vai continuar a mesma coisa,outro dia fui reclamar de algo no governo eles foi e enviaram para mim um texto com 50 paginas eles usaram tantas palavras dificeis que eu nem sabia que existia até com o dicionario ta dificil de entender, só para complicar. abraço

    Os Revelatti http://therevelatti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei o blog *-*
    já to seguindo, segue o meu tbm?

    http://livreelouca.blogspot.com/

    beijoos.

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiii o blog, passa la no meu dps, ele é novo, da uma forçinha la e se gostar siga-me..=)http://ninacoelhomc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. VOTO BRANCO E VOTO NULA SO SERVEM PARA ESTATISTICA. NAO VAO PRA NINGUEM. SAO VOTOS INVALIDOS. E QTO A LEI FICHA LIMPA ELA ESTA SENDO BEM UTILIZADA POIS OS POLITICOS, MESMO Q NO MEIO DA CAMPANHA VENHA A COMETER ATOS ILICITOS, SERÃO JULGADOS MESMO Q TENHAM SIDO DIPLOMADOS E EXERCAO OS SEUS CARGOS E APOS CONDENADOS, SERÃO RETIRADOS DE SEUS CARGOS, ACONTECEU RECENTEMENTE COM GAROTINHO E A PRIMEIRA DAMA, ROSINHA.

    ATE

    LUY

    ResponderExcluir