quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"Desculpa, mas você está procurando por algo que não está aqui. Seu trouxa."

Não sei se vocês estão sabendo, mas a nova moda da política, e da polícia no Rio de Janeiro são as UPP's, ou Unidades de Polícia Pacificadora. Este é um projeto do Governo do estado que promete instalar unidades da polícia em comunidades carentes que estejam dominadas pelo tráfico de drogas, ou seja, sofram com o chamado problema do poder paralelo.

Tudo bem, ótima iniciativa. Os policiais sobem a favela, expulsam os bandidos, chamam a televisão, e tudo está perfeito. Maravilha, para onde vão os marginais? Acompanhem o meu raciocínio e pensem comigo se minha resposta para esse dilema é coerente.

Primeiro leiam este trecho que encontrei no site http://upprj.com, onde quem escreve é o Secretário de Segurança do Estado do Rio, José Beltrame:

"Sem dúvida, o Rio de Janeiro é o primeiro estado a vir à mente quando o assunto é favela. Numa cidade com mais de mil, o tema segurança torna-se assunto diário e sempre dramático."

Reparem que ele começa descrevendo o estado inteiro para depois, absolutamente do nada, se limitar à cidade. Como assim? O problema não é de todo o estado? Tá bom, isso não é nada, pode ser só um deslize, mas já podemos começar a desconfiar.

Também não sei se vocês conhecem, mas existe uma área do estado, que fica geograficamente acima da capital, se chama Baixada Fluminense, e é um conjunto de municípios onde as condições de vida muitas vezes são piores que na cidade maravilhosa. Dependendo do local, às vezes não há nem asfalto, sistema de esgoto regular, existe muito lixo a céu aberto, ou seja, faltam necessidades básicas. Não falo disso como um cara que ouviu falar e só está reproduzindo o que foi dito. Sou morador da Baixada. Detalhe é que também há muitas favelas. Só de pegar um ônibus que cruze um tantinho da pequena cidade de São João de Meriti observo inúmeras. Fiquei então curioso e decidi saber o que o Governo do estado está fazendo pela nossa região. Digitei a palavra 'baixada' no site da UPP e, bem grande, na minha cara:

0 search results for "baixada"

Sorry, but you are looking for something that isn't here.

Como assim, cara? Nem mesmo uma promessinha! Para ser justo, digitei o nome de cada um dos municípios: mesma coisa. Nada. Até a hora de digitar Magé. Quinze resultados (!): mas como parte da palavra imagem. Fiquei um tanto com raiva, mas achei que essa resposta não poderia ser melhor (pra não dizer o contrário), pois resume uma teoria minha: que o governo do estado tem sim suas prioridades, regiões mais favorecidas do que outras, não há como negar. E há essa diferenciação até mesmo dentro do próprio município do Rio. É como uma mãe que gosta muito mais de um filho e não quer admitir.

Apesar disso, eu sei que é uma ótima medida, nos parâmetros que promete cumprir. Eficiente, sem mortes, sem violência. Fiquei entusiasmado ao tomar conhecimento. Mas não deveria ser mais igualitária? O Governo, teoricamente, é do estado inteiro. Todos os 92 municípios. Por que as UPP's são só na capital? Por que as primeiras inauguradas foram nas favelas dos bairros mais nobres (Zona Sul da cidade), não dos mais violentos? Que prioridade foi essa que eles utilizaram?

Eu fico perguntando igual um doido, mas acho que entendo qual é a deles. Com vários eventos esportivos acontecendo futuramente na cidade (só na cidade, hein..), então eles meio que se tocaram que o Rio tá brabo. E alguma coisa tinha de ser feita. Qual a solução mais rápida? Expulsar os meliantes da cidade (só da cidade, hein..). E pra onde vocês acham que eles vão?

Um bairro do município de Belford Roxo, chamado Bom Pastor, que tem muitos problemas mas não sofria de violência até pouco tempo (segundo relato de moradores), está ficando perigoso. Nilópolis, onde moro, é uma cidade relativamente tranquila. Até quando será?

Bandidos são como baratas: você não pode só afugentar, elas aparecerão em outro cômodo. Ou prende (recomendado para bandidos), ou mata (recomendado para baratas). Ou vice-versa, sei lá.

É incrível como esses caras conseguem fazer até mesmo as coisas certas do jeito errado.


Estado do Rio de Janeiro. Em amarelo, a Baixada Fluminense. Logo abaixo dela, o grande município que é a capital, e em vermelho, Nilópolis, minha terra :)

8 comentários:

  1. Cadê meus créditos? rs

    Muito bom o texto :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto...
    E concordo até assim eles fazem as coisas erradas!

    beijim

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um problema que nao atinge somente a cidade maravilhosa e que apenas policiais pacificadores não adianta muita coisa. é tão dificil para os orgãos de governo que só trabalham pra elaborar estrategias elaborar alguma que realmente funcione?

    ResponderExcluir
  4. mas o bom e que estão tentando fazer algo ne...devagar tudo se resolve...

    ResponderExcluir
  5. Pow eu moro num bairro de classe média e baixa na Zona Oeste do Rio, estamos passando pelo mesmo problema, só ta vindo peixe grande..

    ResponderExcluir
  6. Realmente, essa é uma situação difícil de se resolver. Bandidos sempre existirão, isso é certo, infelizmente...

    Mas, não concordo com as UPP's somente na capital. Acho que deveriam dar prioridade às favelas mais perigosas e aonde existe o maior índice de criminalidade.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post cara. Você realmente pensa como um cidadão tem que pensar, pena que nem todos são como você né ? Estão tirando o problema de lugar e tranferindo-o para outro, e acham que isso resolverá alguma coisa. Na verdade só piorará. Colocar forte resistencia só a uma regiao, vai fazer com que os bandidos atuem em outra região. Estão espalhando o problema.

    ResponderExcluir
  8. Cara, muito bom o texto. Concordo contigo.
    Moro na zona oeste do Rio, e observo que a zona sul é a que tem mais regalia.
    Realmente os políticos não vêem o Rio de Janeiro como um todo e sim em partes do Estado do Rio de Janeiro.
    As UPP's são realmente boas medidas, entretanto, o erro acontece ao deixar os marginais sairem da cidade e irem para outros lugares, como a baixada, região dos lagos (que por sinal está ficando bem perigoso).

    Ta aí mais um motivo para votarmos com consciência galera, vejam as propostas para podermos cobrar no futuro.

    Se o povo soubesse o seu valor, concerteza o Rio de Janeiro, quer dizer, o Brasil, não seria assim.

    Mais uma vez ótimo post.

    Vai lá:
    http://floreiosdanoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir