segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O saldo do descaso: “Indústria da Favelização”


“O fenômeno da favelização do Rio é conseqüência do relaxamento moral e jurídico”
(Bolívar Lamounier)

Quando você ouve a palavra “favela” qual é a primeira coisa que te vem em mente?
- Alguns diriam violência, outros carência, talvez pobreza ou apenas se lembrariam do tipo do lugar que a favela é, com suas casas e  população.
Na minha mente vem alta probabilidade de ocorrência de movimento de massa.
Ou seja, deslizamentos.

No Rio de Janeiro a alguns meses atrás ocorreu uma chuva fortíssima e por varias semanas, que escancarou a gravidade de um problema há décadas negligenciado: O incentivo oficial para a ocupação de encostas.

Tudo começou com os cortiços q eram formados por trabalhadores que trabalhavam no centro, e para não ter que enfrentar longas viagens de volta pra casa, ate pq o transporte era precário, simplesmente ocupou áreas próximas ao trabalho.
O tempo passou, o tempo voou e no começo do século XX, um prefeito chamado Pereira Passos, botou os cortiços tudo a baixo sem a menor indenização a população, que passou a ocupar o “Morro da Providencia”, os quais o mesmo esperava que o governo tomasse uma providencia.

As encostas são verdadeiros tobogãs quando ocorre chuva intensa, são completamente lavados perdendo sua fina cobertura de terra onde são implantados os barracos irregulares, não apenas pela complacência das autoridades, mas com sua ajuda.


Se o crescimento descontrolado das favelas é um drama, a impunidade dos criminosos que elas escondem é uma tragédia.
 Durante as décadas de irresponsabilidade por partes dos governantes, muitos morros foram ocupados um a um, e quando eu li, eu não acreditei....  Nos anos 80 o governador Leonel Brizola chegou a incentivar abertamente a ocupação. E dali fincava seus currais eleitorais,proibindo até a entrada da policia, formando um aval para o banditismo. A coisa ganhou uma escala tal que agora existe uma bancada fluminense a serviço da favelização.

Em troca de votos, eles prestam todo gênero de assistência aos moradores, de distribuição de dentadura a atendimento médico. E quando algum governante lança a idéia de remover uma favela, esses políticos são os primeiros a fazer pressão contra.

Não é exatamente por falta de diagnostico que na cidade maravilhosa que encanta visitantes do Brasil e do mundo, o Rio bem-humorado, o Rio que se prepara para ser protagonista da Copa do Mundo de 2014 e anfirião da Olimpiada de 2016 que casas desabam e pessoas morrem em épocas de chuva.O que falta é uma ação preventiva por parte de nossos administradores.
Para resolver determinada questões, é preciso coragem.Reunir bravura e determinação para enfrentar os intelectuais que gostam da miséria, as celebridades que acham natural conviver com malfeitores, e os engajados em causas supostamente nobres que fazem vista grossa para o tipo de habitação que essas pessoas vivem. Não é só a "industria da favelização", mas as "industrias da seca" e todas aquelas que ganham com a miséria dos outros.

Para um problema complexo, não vou dar uma solução simples: “remova as favelas”.
Algumas, o emaranhamento de uma ação desse tipo vai custar muito caro, e a urbanização dessas, sairia bem mais cômodo e barato, pois onde colocaríamos toda essa gente? É obvio que em alguns morros existe a necessidade de escoamento e existem estudos os quais determina qual encosta corre o risco de deslizamento ou não.

Eu não sou o dono da verdade, mas vamos ser sensatos. Do que adianta retirar essas pessoas das áreas de riscos e não submetê-las a assistência governamental?Do que adianta por UPP’S em certos lugares, se os bandidos vão ocupar outros ? A experiência mostra que, quando o Estado não ocupa o espaço, a desordem e em seguida o banditismo fazem esse trabalho. E o saldo disso tudo é sempre negativo. Pra mim, pra você, pra eles, e pra todo espaço urbano. Por que eles fingem em não saber disso?Por que essa necessidade de arriscar a vida dos outros, e brincar com a ignorancia dos mesmo, para que no final em uma troca de presentes se ganhe mais votos?

No Brasil, país livre de tsunamis, vendavais, vulcões e terremotos... Quem diria? O que mata é o populismo.




16 comentários:

  1. pior que é verdade
    o ultimo quadrinho foi dez xD

    ResponderExcluir
  2. É... assim que o brasil vai pra frente... com gente poderosa tirando proveito da desgraça dos outros.
    Fiquei boquiaberto em saber da motivação dos políticos para as pessoas ocuparem os morros.





    Ideias Abaurônicas
    http://abaura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom blog, essa não tem só a carinha bonita o.ô

    Variedades, Humor e cultura japonesa.
    http://osacidepatinete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, é a pura verdade.

    Seu Blog é muito bom.

    tô seguindo, abraço

    Eumar Lima - A VERDADE NUA E CRUA

    ResponderExcluir
  5. Não podemos esquecer que o problema das favelas - principalmente o sanitário - já é assunto desde o começo de nossa repulblica. Não estamos diante de um dilema moderno. A Revolta da Vacina, após a primeira tentative de vacina obrigatória em nosso país, nos mostrou como em locais inóspitos, pessoas vivem como animais; ácaros dentro de sapato velho. O grande inércia estatal está não só na tentativa de barrar a criminalidade, e sim, em fatores que não os fazem perceber que naquelas palafitas improvisadas que sobressaltam nos morros, moram pessoas. Aquele tipo de gente, é sublevada; vivem na margem não só da sociedade, como também da existência. E sua classe social - modernamente falando - já caracteriza o sítio onde habitam: submundo.
    Muito bom texto.

    ResponderExcluir
  6. INFELIZMENTE AS RELações de poder movem o mundo ,por mais sujas que possam ser

    bju

    to te seguinddo

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Inteligente e verídico o texto! Concordo.

    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este post, muito além de uma visão pobre e preguiçosa. As tiras são engraçadas, mas devemos tirar delas revolta.
    Tem um livro, "O cortiço", que fala com proficiência do início do que hoje vem a ser as favelas, como bem dissertou.

    abç
    muito bom o blog
    Renato

    ResponderExcluir
  9. Ao redor do planeta, diversar metrópoles ja mostraram que podem enfrentar as provações provocadas por condições climaticas adversas.No Canadá, com nevascas intensas, a solução encontrada por lah foi criar uma cidade subterranio com conexões com vários prédios da cidade.Em Paris, caso o rio sena haja inundação, sabe-se de antemão, quais são os prédios publicos que podem ser atingidos, como a população pode ser vacuada, o que deve ser feito para garantir o abastecimento de agua...Na Africa do Sul, Nelson mandela acabou com as favelas com um subsidio exemplar aos moradores. Em todos os exemplos os sucesso ocorreu de uma combinação entre investimento,tecnologia,organização e principalmente, vontade de realização.O Brasil não é um pais tão pobre assim, é o pais que mais cresce hoje no mundo junto com a china e india, estamos com a renda per capita igual da Espanha. Mas como eu li em outras postagens de vcs, e os que fazem cade vez mais estarem certos, eh a vontade de querer melhorar alguma coisa que nao existe.
    O blog de vcs é otimo.Parabéns.Li de cima a abaixo.

    (Soh uma correção na sua postagem, junto com o Brizola, Darcy Ribeiro tambem incentivou a ocupação de morros, pq eles compravam casas lá e depois alugavam para os nordestinos q eles pagavam para vim pra cá)

    ResponderExcluir
  10. As pessoas não se importam com as consequências/problemas posteriores... o que importa é o imediato que a sociedade capitalista impõe... De que adianta eu ir morar num bairro bonitinho nivelado e seguro... se esse tal bairro fica lá na puta que p****! Do que adianta se lá não passa ônibus para ir para o "serviço", se lá não tem serviço, se lá não tem a utópica promessa da uma vida melhor?
    É a mesma coisa com as enchentes? As pessoas pensam nas consequências imediatas de se morar a 5metros de um rio? NÃO! Pois é... o que é melhor... estabelecer uma vida estável num lugar um pouco pior... ou sair correndo na pirâmide social e - para falar português claro - se fuder? Para eles (Moradores em potencial de locais como as "favelas") a segunda opção é sempre escolhida e de imediato.

    Gostei muito do seu blog. Você escreve muito bem. Daria uma ótima jornalista.
    Vou voltar para ler o "Rock in Roubo" -> parece ser bem interessante.

    To te seguindo, se quiser seguir tbm
    http://literaturandoomundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ih.
    Favela?
    Não é mais favela.
    É comunidade!

    ResponderExcluir
  12. Adorei essas charges de humor inteligente.. parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Do que adianta morar em um bairro nivelado,seguro mas que fica lah na pqp???

    do que adianta vc mora se equilibrando em um barraco, proximo ao trabalho, sabendo ou nao se vc ira morrer na proxima estação de chuvas?

    ResponderExcluir
  14. Favela ou comunidade me vem a cabeça:
    pobreza ou falta de oportunidade!


    x]

    muito bom o blog seguindooo...

    ResponderExcluir
  15. "No Brasil, país livre de tsunamis, vendavais, vulcões e terremotos... Quem diria? O que mata é o populismo."

    genial...

    e eu nem vou fazer propaganda do meu blog aqui hein =p

    ResponderExcluir
  16. Quanto mais pobres morrerem em encostas é melhor pra eles!

    ResponderExcluir