quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Uma primeira aula de ciências e meus banhos

Durante os banhos, pessoas tem suas manias. Uns só se lavam, outros cantam, enfim, as mais diversas coisas. Eu tenho uma mania um pouco mais esquisita...às vezes gosto de imaginar aulas. E vou tentar escrever como penso que daria uma aula pela primeira vez para crianças que nunca viram Física ou Química.

Fala galera! Hoje vocês vão entrar em contato com algo novo. É meio diferente do que vocês já estudaram até aqui. Pode ser meio difícil pra alguns, porque precisa de bastante matemática. Mas este ano eu não quero fazer quase nenhum cálculo: só vou explicar como funciona o mundo.

Primeiro: sabia que o universo é todo regido por matemática? É, aquelas aulas chatas de geometria, álgebra, que vocês tinham, não foi à toa. Ano que vem, vou mostrar que tudo que ensinarei pra vocês este ano pode ser entendido e calculado através de equações matemáticas. Como a regra da natureza, desde antes do surgimento da vida, é de caráter numérico. Galilei já disse, "Numeros são o alfabeto com que Deus escreveu o mundo"!! Essa explicação de como funciona o universo se chama Física.

Vou explicar também do que vocês são feitos. Do que tudo é feito. É, vocês sabiam que existem partículas bem pequenininhas que se chamam átomos? E que tudo no mundo é feito disso? E olha que maneiro, vamos estudar dentro deles. Sabia que lá dentro dessas coisas tão pequenas que até hoje ninguém conseguiu ver, parece o sistema solar? Mas se ninguém viu, como sabem como é? Vou explicar isso também. Depois, vamos estudar como os átomos se ligam pra formar todas as coisas do universo. E como podemos manipular essas ligações pra criar coisas novas. Isso aí se chama Química.



A Física e a Química são muito interessantes. Com elas vocês vão entender por que quando a gente fecha a porta, a luz não entra mas o som sim. Vão entender por que nós nos refletimos no espelho, ou na água. Por que alguma coisa cai quando é jogada do alto. O que é gravidade? Por que o Japão tá virado de cabeça pra baixo mas ninguém lá cai pra cima. Por que dói quando você bate na parede; por que você vai pra frente quando o motorista do ônibus freia; por que vai pro lado quando ele faz uma curva. Por que as coisas tem cores diferentes. Por que quando misturamos algo quente em algo gelado, após algum tempo os dois têm temperaturas iguais. Por que dá pra viajar pro futuro: é tudo só uma questão da velocidade com que você corre. Mas cuidado: não há mais volta. Por que os carros poluem. Por que a vida na Terra pode acabar. E por que nós podemos nos salvar a tempo.

Vou explicar por que a água é tão importante pra gente. Por que ela vira gelo, ou vapor; como os óculos consertam a visão; por que o Nescau dissolve mais quando o leite é quente; o que é esse negócio invisível que sai das antenas nas emissoras de TV e chega aos nossos aparelhos, nos dando imagens e sons. Vou explicar do que são feitos os raios; por que não podemos ficar numa piscina, ou debaixo de uma árvore, durante uma tempestade, mas sim dentro de um carro . Vou falar também o que é o magnetismo: por que dois ímãs se atraem. Por que um íma na geladeira não cai? E a gravidade? Falando nela, por que um balão sobe? Por que você não sobe? Por que você não voa? E o avião que é bem mais pesado? Isso não é justo!

Já viram que essas são as matérias do porquê. Eu vou basicamente explicar pra vocês tudo que acontece na natureza. E como esse profundo conhecimento de suas leis nos dá a libertadora e ao mesmo tempo ardilosa capacidade de modificá-la. Quem for curioso vai com certeza gostar. E se essa curiosidade for intensa, vocês se tornarão, quem sabe, cientistas, pesquisadores, e vão ajudar a melhorar esse mundo aí que tá precisando demais.

Ia ser mais ou menos isso. Não como a minha professora, que na primeira aula de Física limitou-se a ensinar algarismos significativos. Até hoje lembro, traumatizado. Na oitava série não gostava de Física, pois achava que só servia pra "saber onde o trem estava." Motivação?

Mas ainda fico matutando aqui: iria só enganar os coitadinhos. Não é desse jeito que as coisas funcionam. Pra mim seria ótimo se no primeiro ano dessas ciências exatas os alunos não tivessem de fazer quase nenhum cálculo, não decorassem nenhuma equação: ênfase somente em fenômenos, despertando a curiosidade deles e o gosto pelas matérias. Depois, com mais maturidade, aplicariam tudo que aprenderam, matematicamente. Aahhh, isso é um sonho de um cara que ainda imagina uma educação de qualidade no nosso país. Eu tenho que parar com essas besteiras. Ninguém vai me dar atenção mesmo.

14 comentários:

  1. Curti a explicação da água.

    www.byll10.blogspot.com

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  2. De fato, se a professora entrasse na sala e dissesse que tudo no mundo é matemática, eu sairia correndo da sala. Tanto é que eu faço faculdade na area de humanas xD. Mas, com certeza a aula seria muito mais interessantes se nos fosse ensinado como a fisica está presente em tudo na nossa vida. E não ficarmos aprendendo equações das quais só iremos fazer proveito, de fato, se formos estudar fisica de forma mais aprofundada.

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  3. bellissimo texto
    gostei muito.
    prbns e sucesso
    al seu trabalho
    do seu blog.

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  4. Quem dera se todas as aulas fossem assim.
    Eu aprendi muito aqui, agora, nesse blog... do que todos os anos na escolaUAHUAHUAHAUHAU

    sério... mesmo tendo uma lembrança vaga de lá xD

    Bjaum!

    www.suportedamente.blogspot.com

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  5. Otima cronica Afrânio.

    certeza que vc daria um belo professor.

    parabéns a vcs mais uma vez pelo otimo blog

    ;*

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  6. Bah guri, que imaginação fértil. Vais ser professor quando crescer? Tens jeito. Parabéns, tchê! Muito legal mesmo. Se todas as aulas fosse assim, tranquilas e inteligentes, acho que a educação brasileira valeria mais a pena, sem querer falar mal de professores que nao merecem.

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  7. Por isso nos os cavaleiros do zodiacos temos que começar a lutar tão cedo...matérias como física,química são inuteis jogadas em equações no quadro....aprendemos na marra a velocidade da luz...do som...e o zero absoluto.

    visite nosso blog
    http://ligacdz.blogspot.com/

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  8. eu amo matemática
    gostei daqui, seguindo

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  9. Belo texto.
    Apesar de não ser boa, em materias de cuculo, elas mim da uma emoção..
    No banho eu canto, e mim imagino contando algun caso para outra pessoa

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  10. pois é manias estranhas todos tem ;D a minha é imaginando estar lendo um livro o.o' gostei do seu blog ^^ se você quiser dar uma passada no meu http://naoenenhumcontodefadas.blogspot.com/ beijos ^^

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  11. Saudades de ler esse blog :B
    Texto muito bom, mesmo.

    Beijos

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  12. CAra vc é maluquinho mas é um cara feliz e passa isso pra gente!!

    bjinhso

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  13. "O professor deve manter um olhar na biblioteca e outro na vida". (Calcanhar de Aquiles)

    Abração grande amigo.

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  14. It's good for students to have many ways to figure the world out, including math and science!

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