sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os Super Motoristas

Pessoal, não sei na cidade de vocês, mas aqui na região metropolitana do Rio de Janeiro tá tenso.

Mas tenso em relação a quê?

Em relação a inúmeras coisas, se formos pensar bem, mas quero falar só de um: o transporte público.

Quem vive aqui e usa, sabe. Serviços caros, mas ineficientes. Pouca segurança, pouco conforto, pouca opção, pouco respeito, tudo pouco, menos a tarifa. Até chicotada já teve. Mamãe diz que as passagens intramunicipais de Nilópolis custavam trinta centavos e já chegam hoje a dois reais. O preço do metrô era baratíssimo e hoje já temos a tarifa mais cara do país.

O que houve? Inflação? Desvalorização da moeda? Recessão econômica? Aconteceu alguma coisa com o preço do café? Não, nada disso.

A palavra chave do problema é a privatização. E para entedermos o porquê desta, precisamos analisar todo um contexto histórico no Brasil da década de 90.

Nesta época, com a queda do socialismo e coisinhas mais, a moda na política era o chamado neoliberalismo. Esta teoria econômica pode ser resumida em um ponto principal: redução da participação do Estado na economia (o prefixo neo serve para distingui-lo do liberalismo clássico, que tinha mais ou menos as mesmas premissas mas era muito diferente por ocorrer em outro momento da História). Um exemplo, que foi aplicado em diversoso países em épocas de crise, seria a diminuição da oferta de moeda pelos bancos centrais com o objetivo de conter a inflação.

Como a coisa 'tava preta' no final da década de 80 aqui no Brasil, com a inflação superando a casa dos dois mil por cento ao ano, algo devia ser feito. As teorias neoliberalistas foram aplicadas, o plano Real deu certo, a economia se estabilizou, Fernando Henrique Cardoso foi eleito, o PSDB ficou popular e Marcello Alencar tomou posse no estado do Rio.

E seguindo a lógica do neoliberalismo, vendo a situação precária no serviço de transportes no Rio, qual foi a idéia deles?

Vender tudo.

Na lógica neoliberal, quando o poder público se ausenta dos serviços, a qualidade aumenta, e o dinheiro das vendas das empresas pode ser usado em prol da população. Mas sabemos que não funciona bem assim. Os esquemas fraudulentos e a habilidade dos empresários de virar o jogo para si fazem com que essas vendas produzam recursos mínimos, e toda a idéia bonita por trás das privatizações caia por água abaixo.

Não posso chegar aqui criticando todo tipo de privatização, porque se formos pensar bem, antes delas serem realizadas, telefone fixo era luxo. Agora toda casa tem um. Mas essa ideia aplicada aos transportes públicos foi uma tremenda burrada.

Basta ver o metrô. A tarifa ficou enormemente mais cara, com a desculpa de expansão da malha ferroviária, o que ocorre a passos de tartaruga. Andei pesquisando e descobri que a principal empresa que faz a concessão do metrô é do banqueiro Daniel Dantas, que você já deve conhecer da TV e ficou famoso pelos esquemas mais mirabolantes do mundo da corrupção. E o contrato foi renovado por mais vinte anos recentemente, pelo nosso praticamente reeleito governador Sérgio Cabral.


Até quando nossas necessidades vão ficar nas mãos desses caras? Barcas e trens também seguem o exemplo do metrô e basta ver os noticiários: frequentemente acontece algo ruim por lá. As concessões de ônibus vão ser renovadas agora e meu pessimismo diz que pouca coisa vai mudar. Como já disse outras vezes aí embaixo, esses malucos só querem lucro. Por isso o Rio Card, que dá gratuidade a quem tem esses direitos, é limitado. Por isso, os ônibus da empresa Autodiesel estão caindo aos pedaços, só pra tomar um exemplo. Por isso, motoristas não param para os idosos que ficam horas no ponto esperando a benevolência deles. Por isso as pessoas revoltadas queimam o trem, sucateiam a bilheteria. E aí sim, nessas horas, a televisão vai cobrir pra ver o que está acontecendo.

A ganância por dinheiro é tal que agora eles querem acabar com a profissão de cobrador e estão colocando os motoristas para cobrar ao mesmo tempo que dirigem. Como os mesmos caras que proíbem o celular ao volante podem permitir uma coisa dessas? A desculpa deles é a mais esfarrapada possível: "com o aumento gradual do pagamento por cartões..." Mas caral... caramba! Se ainda tem gente pagando com dinheiro... Admite logo que vocês só querem diminuir as despesas e aumentar o lucro!

Apesar dos motoristas estarem sendo promovidos a super motoristas, nada de super salário.


Links


G1: três pessoas morrem por atropelamento enquanto motorista dava troco. Isso ai em 2007. E olha que diz que as discussões foram aceleradas...

Se quiserem saber mais sobre as privatizações (principalmente a do metrô do Rio).

13 comentários:

  1. aqui em são paulo é tenso tambem
    não sei se tão tenso quanto no Riu mas
    é tenso

    comente se puder
    http://agbcinderela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. gostei, parabéns pelo o seu blog. .-.

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. negocio ta complicado em todo lugar
    gastam bilhões com pontes e nada em transporte publico
    e nenhum dos presidenciaveis parece ligar mto pra isso tb né ¬¬

    ResponderExcluir
  4. é realmente uma situação crítica ..
    eu moro no estado do RJ mas não no centro e já sinto o grave problema qe atinge á tds ..
    falta o setor público tomar providências emergenciais .. mas isso já é outros 500's ''/

    ResponderExcluir
  5. Assim como as obras do tem-bala que nunca tem previsão de fim.Diversas vezes li que a obra nao vai conseguir em prazo estimado.E os gastos para manuntenção de trens são enormes, como aumentar a longitividade dos lugares e construções de estações.Essas manuntenções soh são feitas em areas interessantes a habitação dos donos do setor privado, assim como o onibus de ar condicionado que terá em toda zonal sul em epoca de copa e olimpiada.Lá e apenas Lah!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu texto, bem politizado. Eu moro em Florianópolis, e aqui o trânsito é um caos, ja que por ser uma ilha a cidade não tem pra onde crescer. E sabemos que nas obras que são feitas sempre existe desvio de dinheiro, dificultando ainda mais as coisas. Parabens pelo seu blog.


    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. É verdade, o transporte não é lá essas coisas. Eu sou do Rio de Janeiro também e entendo perfeitamente isso.
    Mas, infelizmente não é só aqui no Rio e sim em vários lugares que isso acontece.

    ResponderExcluir
  8. Sempre acompanho o blog de vcs pelo senso critico que vc adquiriram.É infeliz saber que são poucos jovens de hoje estão preocupado com questões politicas,administrativas e sociais.A maioria do blog os quais eu visito é sobre "gatinhos,famosos e moda".Como professora Estadual, eu vejo o que são os adolescentes e os pseudos adultos de hoje. Vcs estarão em destaque um dia se continuarem dessas forma. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. A melhor privatização é aquela que mantém o controle do governo sobre as empresas. Mas pelo visto o governo não se importa muito com o caos do transporte público e de outros setores da sociedade.
    É nas urnas que o povo tem que dar um basta! Mas pena que poucos se interessam por assuntos de política.

    http://www.redenacional1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Até na minha cidade, que é de porte médio, o trânsito tá o cão! E se reclamar de alguma fechada mais dura ainda pode levar um tiro (pelo menos no Rio!).

    Bom texto.


    ;)

    Vou te seguir!

    ResponderExcluir
  11. Essa semana mesmo escrevi no meu blog sobre o assunto. A coisa tá feia e longe de uma solução.
    Estou te seguindo...Retribui ok?
    Sucesso

    http://williamkusdra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Cabral comprou 30 novos trens que chegarão ao longo de 2011..sendo que os trens eram os mesmos de 1980...

    ResponderExcluir