quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Festa da Democracia

Tempo de eleições! É a festa da democracia, como dizia a música de um candidato por aqui. Muito bonito. Mas sabe aquelas festas, que às vezes passam dos limites e viram uma bagunça só? Me senti numa delas. Pena que nessa não dá pra sair de fininho. Só de avião.

Ressacas de festas da democracia anteriores? Não faltam exemplos.

Mensalão. Dizem que brasileiro tem memória curta. Lembram disso aí? Acho que sim, mas só pra resfrescar a memória: pagamento de propinas a deputados para aprovação de projetos de lei, malas de dinheiro correndo soltas em Brasília para saldar dívidas de campanha, o PT se afundando em um mar de corrupção, tudo comandado por homens de extrema confiança de nosso presidente e ele dizendo que não sabia.

Voltando mais ainda: Collor. A mesma corrupção. A única diferença é que daquela vez o Congresso não estava envolvido, então eles tiveram moral pra dar um chute na bunda do comandante. O que não aconteceu dessa última vez.

Mas voltando à festa em si, por que essa zona eleitoral? (entenderam? entenderam?) Por que Garotinho é campeão de votos no Rio de Janeiro, Heloísa Helena perde para Renan Calheiros eem Alagoas e Tiririca tem votação maior que Plínio Sampaio? Por que candidatos medíocres se elegem com votações medíocres, Weslian Roriz vai para o segundo turno em Brasília (vejam esse vídeo!), Lula apóia Collor, apóia Sarney, apóia Severino, apóia Dirceu e todos apóiam Dilma?

Vou tentar, em vez de ficar só reclamando, entender as causas dessa bagunça e citar minhas humildes propostas de mudança.

Leis eleitorais: um caos. Tentaram dar um jeito com a tal da fidelidade partidária. Realmente melhorou, mas como costuma dizer o Plínio: melhorar não resolve. É realmente frustante ver esse mar de partidos, cada um com menos ideologia que o outro, disputando vagas nas cadeiras de representação do povo. A vaga não é do povo, nem do candidato: é do (argh!) partido político.

Para quem não sabe, as cadeiras legislativas são distribuídas desta maneira: calcula-se um quociente eleitoral, que é igual ao número de votos válidos dividido pelo número de vagas disponíveis. Apenas as coligações que conseguirem atingir um número de votos igual ao quociente eleitoral tem direito a ocupar vagas. Se conseguir ter duas vezes esse número de votos, elegerá seus dois deputados mais votados.

Agora me digam: por que não o simples, eficiente e justo critério do número de votos? O sistema atual abre margem para a briga de candidatos em um mesmo partido, para alianças que já não fazem o mínimo sentido de existir, para a estratégia de colocar celebridades despreparadas para concorrer. Ou você pensa que Tiririca, Romário e Wagner Montes se candidataram apenas porque são palhaços engraçados que querem ajudar o povo?

Definitivamente, nossa democracia é uma zona. Não está dando certo, apesar de dar a aparência de ser perfeita, com urnas eletrônicas e tudo, uai!

Tudo isso nos induz a algumas soluções um tanto óbvias para resolvermos esses impasses, mas que surpreendentemente são muito difíceis de serem implantadas. Primeiro, começar a dizimar esse monte de partidos que tem por aí. Pode ser juntando todos, sei lá. Depois, acabar com a eleição proporcional: os mais votados são eleitos e acabou.

Se a desculpa é a ideologia de cada partido, já está mais do que provado: isso não existe na prática. Você não vota em alguém porque ele é do partido tal. Você vota em alguém por causa de quem ele é. Assim é a vida real.. Ou alguém votou no Romário (PSB) porque simpatiza com as teorias socialistas?

Aí sim, o mais importante, o mais óbvio, e o mais difícil de acontecer: investimento na educação. Só assim nosso país finalmente estará preparado para a dificílima missão de gerir a si mesmo. Com um povo qualificado, não só os políticos serão mais preparados, como todos pensarão melhor na hora de votar e as instituições públicas se tornarão mais eficazes (as que fiscalizam a corrupção, só para citar um exemplo).

Não adianta só crescer economicamente. Se nosso povo não se desenvolver junto, sempre seremos do terceiro mundo. Me desculpem: sei que isso é óbvio, já foi mais que falado. Vocês podem estar de saco cheio. Mas provavelmente vou repetir essa idéia até o fim da minha vida.


Obs: um consolo nessa eleições: Collor não se elegeu!

21 comentários:

  1. O povo tinha q se desenvolver junto, mas os politicos nao querem isso. Eles querem o retrocesso, e a ignorancia. É q nem diz no filme V de Vingança: "O governo que deveria ter medo do seu povo e nao o povo de seu governo".

    O brasileiro tem os politicos q merecem. A unica vez q teve uma indignaçao foi com o collor q mexeu no bolso dos grandes, q financiaram a campanha contra ele. OLha oq vem tendo de corrupção cara. Gente morrendo em hospitais por causa da grana desviada q nao é investida lá. Entre outras coisas. Nunca votei nulo. Essa foi a primeira vez. To muito desiludido, e ninguem vai me convencer q alguem ali presta.

    Enfim....Bom post, pena q nem a metade do pessoal vai ler.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o q leio por aki. Sempre muito sério, coerente e bem dito. Ainda hj lí um post q aborda o mesmo assunto sobre esse msm viés mais de uma maneira muito cõmica. Vale a pena ir lá conferir:

    http://amansim.blogspot.com/2010/10/contos-da-carochinha-made-in-brazil.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Post maneiro, bem coerente.


    parabens

    passa no meu e siga que eu te sigo (:
    http://happinessalwaysplease.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom seu Blog : )

    Seguindo Ele.
    segue o meu Também!
    http://lauraeaca.blogspot.com/

    Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. isso mostra que ainda continuamos sendo um país subdesenvolvido. enquanto educação não for prioridade no Brasil, infelizmente política será tratada como palhaçada.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o texto, e a tirinha é 10!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse posté com imagens ilarias
    parabéns

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, diz que a democracia que se acaba na hora de votar, onde somos obrigados

    ResponderExcluir
  9. adoro tirinhas politicas *-* hahaha
    aaah cara, eu já estou desiludida demais com esse país. Se a Dilma for eleita, então.
    Me mando pra qualquer lugar. pqp.

    ResponderExcluir
  10. olá, legal o seu blog. visite-nos e siga q t
    seguiremos na sequencia... deixe um aviso
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Existem tantos contrapontos e detalhes a serem vistos sobre não apenas o fiasco destas eleições, mas da população em si ter consci~encia do voto e sua importância e de buscar saber mais de cada candidato...
    Cada dia parece que o desânimo toma conta e não mais se busca mudar...

    Belo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  12. hahahah; muito boom seu blogger.
    estou te seguindo. me segue de volta?
    http://diversao-web.blogspot.com
    ---

    ResponderExcluir
  13. A plítica é o ego de quem se diz importante, de quem se diz capaz de mudar, de quem só sabe falar.

    política é o mmonopólio de pensamentos e a compra de verdades.

    acordar para o que estar por vir, e não se enfraquecer sob pena de não ser aceito.

    Grande Abraço.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons Ventos!!

    ResponderExcluir
  14. vc tem uma boa visão social

    parabens ^^

    http://as10maneiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Realmente memória fraca é um dos defeitos da nossa população... E o Tiririca estava errado, dá pra ficar pior sim..

    http://ricardocdd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. As pessoas se contentam com números.Se a educação cresce é apenas número,exemplo,Só quem estuda em escola pública sabe da precariedade.

    ResponderExcluir
  17. parabéns pela interpretação.

    isso confirma q ainda somo um pais subdesenvolvido

    ResponderExcluir
  18. Cheguei apenas para seguir e fui ficando, ficando, ficando... Agora o blog ja esta até no meu favoritos!

    Adorei as tirinhas e o comentário que diz que não adianta apenas se desenvolver economicamente, pois o povo tem que se desenvolver junto!

    Isso só será possível quando tivermos um governante realmente preocupado com a educação de qualidade e população engajada nesse projeto!

    Estarei sempre por aqui!

    http://www.shitnessbook.blogspot.com
    http://www.centralunicadosblogueiros.blogspot.com (filie-se, por uma internet mais humana e organizada)

    ResponderExcluir
  19. Festa da cueca endinheirada!

    ResponderExcluir