domingo, 27 de junho de 2010

Crise econômica: Grécia

DADOS GERAIS:
ÁREA: 131.957 km²
CAPITAL: Atenas
POPULAÇÃO:  11 milhões de habitantes
MOEDA:  Euro
NOME OFICIAL : República Helênica ( Hellenike Demokratía ).
NACIONALIDADE: Grega

ENTENDA A CRISE:

Vou tentar em poucas palavras explicar a crise no velho continente, em especial a Grécia.
Entre artigos retirados de fontes simultâneas e distintas e com observações prévias minhas entre parênteses ,explicarei, resumidamente o que aconteceu nesse país.


A Grécia tem hoje uma dívida aproximada de 300 bilhões de euros (cerca de US$ 400 bilhões). Essa dívida foi acumulada nas últimas décadas, fruto de elevados gastos públicos, aumento do funcionalismo e elevação dos salários. (Sonegação de impostos entra na lista, pessoas com renda alta, normalmente não pagava ao governo aquilo que deveria, IPVA,conta de luz,água,telefone. E a arrecadação de impostos que deveria bater X, não chegava a esse valor, gerando dívidas para o governo)

 Na contramão, a receita ("conta bancária" do governo) sempre diminuindo. O déficit no orçamento, ou seja, a diferença entre o que o país gasta e o que arrecada, foi, em 2009, de  -13,6% do PIB, um dos índices mais altos da Europa.

Com a dívida elevada,  o país teve recentemente que recorrer a UE (União Européia) – a qual é membro,  e ao FMI (Fundo Monetário Internacional), por um pacote de ajuda de 110 bilhões de euros. 
Mas para receber essa ajuda o governo tem que submeter a algumas condições impostas pelos credores, o chamado  PCG (Plano de Contenção de Gastos). O PCG inclui algumas medidas impopulares, tais como: aumento de impostos e congelamento de salários, isso tem gerado uma onda de manifestações, até mesmo violentas, comandadas pelos sindicatos no país. 
(O aumento de impostos serviria basicamente para recolher aquilo, q o governo não tem conseguido arrecadar, no Brasil, por exemplo,quando o governo não está conseguindo,ou acha que não vai conseguir bater o X de impostos q precisa reunir, acontece um aumento daquilo que mais usamos, basicamente, eletricidade, água, comida (...)
Por isso que esses preços sobem, mesmo que não haja nenhuma estiagem dos mesmos.
O salário congelado e apenas para reduzir os gastos com pagamente de funcionários públicos.)

Porém, a crise não é apenas na Grécia, pois outros países membro da UE (chamada zona do euro) encontram-se na mesma situação, tais como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha. O medo é que a crise na Grécia gere um efeito dominó no continente europeu. 
(Há temores de que um agravamento da crise leve a um eventual calote, pois países como Portugal, Itália, Espanha e Irlanda emprestaram grande quantidade de dinheiro a Grécia)


Um comentário:

  1. Mas olha só, não estava sabendo disso... Muito menos sobre Portugal, Espanha, Irlanda, Itália! Enfim, bom blog!

    ResponderExcluir