segunda-feira, 28 de junho de 2010

Socialismo X Comunismo

Normalmente o que mais as pessoas me perguntam é a diferença entre comunismo e socialismo, afinal, essas ideologias deveriam andar de mãos dadas, porem em certa época houve a separação dos significados gerando essa bagunça que é hoje.

Voltando no tempo, e usando algumas fontes para explicar essa terrível confusão, eu digo que tudo começou na segunda revolução industrial (1840 a 1860) quando os trabalhadores cansados de serem explorados buscavam alguém, ou alguma coisa q os defendem-se.

Daí entra o sociólogo e economista alemão Karl Marx e o seu livro “O manifesto comunista” (1848 a 1849) no qual defendia o trabalhador e dizia que os Bens de produção (Tudo aquilo q era produzido pelo estado ou não) e a propriedade estatal (do governo) e privada (proprietários os quais adquiriram por meio de compra) deveria ser socializado, dividido entre todos.

Será uma ditadura controlada pelo povo para que eliminasse qualquer chance da restauração do capitalismo (a oposição era severamente perseguida) e a volta da exploração.

De acordo com a proposta de Karl Marx existiriam dois estágios para chegar à socialização total das propriedades e bens de produção.

O socialismo: Proletariado no poder, com o Estado controlando as indústrias para a acumulação de capital, os trabalhadores começam a ganhar igualmente, independentes da escolaridade, grau de inteligência ou experiência, o governo arrecada tudo e distribui igualmente entre todos, com serviços, saúde, alimentação, transporte, salários (...)

Comunismo: Chegará um momento que todos nos teremos a devida ciência do nosso papel na sociedade, sabendo o que devemos e não devemos fazer, não precisaremos do Estado nos controlando, o proletariado entregará o poder, chegaremos ao comum acordo, ninguém diz q nada é seu, todas as coisas são comuns.
Alcançaremos o anarquismo lá no final, a diferença é q o anarquismo quer tirar tudo sem a transição, sai o partido, sai a policia, sai à igreja (...)

Talvez agora vc entenda o pq da total ruína da ex URSS, onde as pessoas pensavam: “Se vou ganhar igual a todos sendo trabalhador para que vou querer estudar e virar diretor? ”
Ñ existia incentivo pessoal para inovações tecnológicas ou estudantis.

Enfim,
Para discutir os interesses dos trabalhadores foram criadas as famosas “Internacionais dos trabalhadores”.
Na primeira não tem nada a nos acrescentar, porém, na segunda Internacional (1889) existiu um racha entre socialistas e comunistas com propostas pra atingir a igualdade social.

Hoje,

Os partidos que se dizem comunistas, eles defendem as idéias de Karl Marx e a ditadura do proletariado, toda essa transição para a igualdade social.
E as instituições ou partidos q se dizem socialistas, defendem a igualdade social através de eleições democráticas onde os governos eleitos, através de reformas, atingiriam a tão sonhada igualdade social.

OBS : Ao contrário do que muitos pensam, a etapa do comunismo nunca foi atingida por nenhum país, uma vez que não houve nenhuma sociedade onde se registrou a ausência de um Estado.

5 comentários:

  1. É eu confesso q fazia parte desse grupo de pessoas q não sabiam a diferença de socialismo e comunismo, rs.
    Mas generalizando, igualdade social é sempre assim, cheio de sonhos e fundamentos no papel, mas qndo põe em prática.....
    Já o capitalismo é meio complicado por causa das consequências excludentes de uns e favoráveis a outros, mas, na minha opinião, não tem sentido a proposta de Karl Marx, pois se ele qria fazer algo para dar mais poder ao proletariado ele foi bem infeliz na sua colocação, pq qual progresso q teríamos se não houvesse incentivo ao desenvolvimento da população? pois como vc mesmo citou “Se vou ganhar igual a todos sendo trabalhador para que vou querer estudar e virar diretor? ”
    A competição, bem ou mal, traz a vontade de melhorar, de seguir em frente.
    Pois sim, entre uma sociedade igualitária, mas, estagnada no não desenvolvimento e uma sociedade q cresça uns, no detrimento de outros, mas trazendo progressos para esta sociedade como um todo, eu particularmente, mesmo que de uma maneira egoísta, prefiro sem dúvida nenhuma o segundo.

    Obs.:Tudo bem q o capitalismo nem estava em questão haha' "]

    ResponderExcluir
  2. /\ falou tudo ! tenho medo de vc,rs . HUSASIAHUSAHU'

    ResponderExcluir
  3. a importancia é que desde o fim da guerra fria o capitalismo tem se tornado cada vez mais cruel e agressivo. E as medidas de governos capitalistas que mais agradam a população são os de inspiração socialista. A existencia de ambos promove o equilibrio que só se ve em paises de idh mais elevado (e que são minoria no planeta ja que não existe riqueza sem pobreza no capitalismo). Capitalismo atende as exigencias egoistas da humanidade mas o socialismo atende ao sentimento de empatia com as pessoas ao redor, o sentimento de coletividade. Não tem como viver com outras pessoas em ambos.

    ResponderExcluir
  4. resumindo o brasil é socialisa? e o comnismo hoje em dia é esquecido? ñ adiantou de nada?

    Aline Barros

    ResponderExcluir
  5. Quando o socialismo tomar conta, seremos um país de vagabundos de um lado e do outro de injustiçados, todo ser humano nasce e cresce capitalista, querendo ou não.

    ResponderExcluir