quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cotas.

Cotas. Uma política de reserva de vagas. Uma "solução" falha e com precedentes históricos mal sucedidos para um problema sério: a atual situação da educação no país.

Desculpem-me aos adeptos as cotas raciais, mas eu sou totalmente contra elas.

Durante pesquisas e conversas, eu ouvi vários argumentos. Quis saber, o q os adeptos as ações afirmativas tem a dizer sobre elas. Não só pra q eu pudesse ter uma visão mais ampla sobre o assunto, mas também arrumar argumentos pra contra dizer-las ou quem sabe, alguém tentar me convencer do contrário.

Porem, pra quem se posiciona do outro lado da mesa quando “papo” é questão racial, acaba caindo em contradição muitas vezes. Nas últimas décadas, os movimentos negros insistiram que raça não existe e que ser negro nada mais era do que uma questão de pigmentação de pele. Agora, que surgiu no Brasil a idéia ianque de cotas, percebe-se uma reviravolta: raça passou a existir e deve ser declarada. (?)

Não sei se alguns aqui se lembram do caso dos irmãos gêmeos q em 2007 tiveram um pedido aceito e outro negado para a participação no vestibular pelo sistema de cotas.
Lembro-me que foi mostrado por vários jornais de grande circulação. Eles mesmos assumiram que optaram pelo sistema de cotas não por uma questão de fuga à discriminação racial, mas sim para facilitar o seu acesso à universidade. Ambos vêm de escola particular e já tinham tentado entrar 3 vezes e não conseguiram.



Cotas a meu ver servem apenas para maquiar a idéia já batida de que o problema do ensino está na base. E quem pode questionar essa verdade sem ser hipócrita? Afinal, o nosso sistema administrativo (vulgo governo federal) está atacando as conseqüências e não o inicio dela. Ninguém é proibido de freqüentar uma universidade porque é negro, muitos não freqüentam por não ter tido acesso a educação que o preparasse para isso.

As cotas específicas para negros adéquam-se apenas para os “negros pobres” e quem é branco e pobre fica sem opção. O fato de ser branco ou negro não diminui nem aumenta a inteligência ou talento de ninguém e é preciso ver que nem toda vítima é negra e nem todo negro é vítima. Com a inexistência de uma investigação precisa para tal fato, as ações afirmativas viram uma peneira, pois já cansei de ver e ouvir relatos de que afro descendentes, ou ate mesmo aqueles q se auto declaram, com condições financeiras boas, usufruem das cotas.

Defendo as ações afirmativas para estudantes de escola pública sim! Porem, paralela a uma reestruturação da mesma. Ate quando alunos passaram apenas para maquiar as estatísticas do governo, aprovando-os mesmo não estando preparados para receber uma educação superior. E não estão preparados não só porque receberam uma educação mentirosa e enganadora durante toda a sua vida, mas sim porque, muitos deles não estão capacitados para acompanhar o ritmo de uma universidade pública de qualidade. Dessa maneira, vai acontecer o mesmo: aqueles que não conseguirem dançar conforme a música será reprovada, desestimulados e desistirão da faculdade.


Atacar as conseqüências não resolve o problema, apenas cria outro.

9 comentários:

  1. Concordo com você, o racismo e o preconceito existem sim apenas mascarados, é vergonhoso o modo como o ser humano tem preconceito não apenas com outra raça mas com tudo aquilo que ele não conhece ou não entende.
    Parabens pelo seu blog e pelo texto, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Acontece que os negros são um grupo que historicamente sofreu várias formas de preconceito e diversos processos segregacionistas, pagando por isso até hoje. As cotas não são um "benefício", mas uma tentativa de fazer justiça através do equilíbrio de oportunidades entre negros e brancos, o que jamais foi possível neste país.

    ResponderExcluir
  3. Cotas baseadas em condições socio-financeiras sim seriam mais razoáveis. Porém como aqui no Brasil as coisas acontecem às avessas e preferem mascarar a solucionar de vez o problema, fica difícil saber quando essa situação vai se transformar em algo que faça mais sentido. Afinal,quem tem direito a tal favorecimento, mesmo sendo contra o preconceito, aceita e usufrui. Também é hipocrisia um branco defender o fim das cotas só porque não lhe é conveniente. (Exemplo bobo:)Se ele morasse na África e lá houvesse cota para brancos, ele não aceitaria?
    É verdade que muitos pobres são negros, mas a quantidade de melanina não está diretamente ligada ao nível de conhecimento e as condições financeiras de uma pessoa.

    Muito bom o post, léo :)

    ResponderExcluir
  4. Não sou completamente contra as cotas. Sou a favor daquelas que definem para estudantes de colégios públicos, já que é a única coisa a fazer até que o governo consiga melhorar a educação do país.

    ResponderExcluir
  5. O sistema de cotas e ridicúlo, e tambem uma forma discriminação com as pessoas que não são negras ou que se matam pra poder dar uma escola melhor para os filho ja que o governo, que e quem tem a obrigação de fazer isso não faz. Então ao invez de melhorar o ensino fundamental e médio os idiotas tem essas idéias loucas de criarem cotas para negros , escolas publicas, indios e outras. Sem falar que isso e inconstitucional, daqui a pouco vão abrir curso de administração do trafico para bandidos e traficantes tbem para entrar na estatistica. Sem falar que se o nivel das faculdades baixarem os recens formados vão estar abaixo do nivel. é lamentavel. Adorei a postagem, Léo. *.*

    ResponderExcluir
  6. Rapaz...tem vezes q vc me enche de orgulho :P

    ResponderExcluir
  7. pois é! todo mundo sabe o q significa 'cotas' d verdade. Tapar o sol com a peneira.Não sou cotista e sofro mt por isso.. haha (mentir pra kê?)sempre estudei em escolas particulares e hj em dia estudos em uma das melhores escolas do Nordeste, e não me venham com o papo d q ñ aproveito a oportunidade q eu tenho ou q nasci em berço d ouro, pois, aproveito sim e sei q meus pais se sacrificam mt pra me dar do bom e do melhor q estão dentro das condições deles! todos sabem como estudo feito louca para conseguir entrar numa faculdade federal.no curso pré vestibular q faço.. é engraçado ver alunos se matando, enfiando a cara no livro, tento acompanhamento psicológico enqnt uns ñ entram nem na sala d aula e fazem kestão d abrir a boca e falar um absurdo: "estudar pra kê? sou cotista..haha" ¬¬' Você é cotista mas ñ é Deus ñ,anta!
    aí xega fim do ano..vestibular e essas mesmas criaturas, q ñ entravam na sala d aula,passaram os fins d semanas farriando, passam numa prova considerada difícil porque tm sim um benefício.Como ja disse, sempre estudei em escola particular, mas meus irmãos ñ..e todos os 6 (irmãos pacas eu tenho, haha),todos os 6 entram numa faculdade federal então..se eles conseguiram..pq o restante ñ pode? enfiem a cara no livro e dê um tempo nas baladas.. O governo ao invéz d perder tempo fazendo propaganda todo fim de ano dizendo q a quantidade de alunos da rede pública d ensino aumentou no ensino superior(sem comentar em cotas)deveriam colocar a mão na consciência e melhorar o ensino na rede pública de ensino..aq Na Universidade Federal de Sergipe, muitos dos cursos ja foram eleitos muitas vezes ter um dos melhores cursos do país e todos nós sabemos tbm, q vai xegar uma época q a UFS terá q aumentar a sala de caúloI,II,III.... poq muuuuuitos entraram esse ano na facul, mas muuuitos iram reprovar e a maioria deles cotistas ué..é verdade,fazer o kê? ( falo pq meu irmão faz o curso d matemática e numa sala q tem 52 alunos, 5 passaram d período)
    se a culpa é deles?? depende,ñ pelo fato d aproveitar a oportunidade q estão tendo, eu faria o mesmo(eu mooorro d inveja de qm é cotista), mas pelo fato d aceitar td q está acontecendo. Um amigo meu seria conciderado negro e seria beneficiado com as cotas..mas negou.. escutei uma frase q tão cedo ou nunca irei eskecer.. (não kero entrar na faculdade pq sou negro,branco,amarelo,azul...kero ser reconhecido pq consegui algo por mérito meu e sei q consigo).Me perguntem, ele conseguiu? ñ ano passado..mas estamos na luta ñ é Jorgin? kkk
    ja disse e repito..se vc for cotista,aproveite! eu ñ faria como meu amigo ñ..kkk falar a verdade..eu aproveitaria sim!mas teria consciência q ñ isso ñ seria totalmente merecido. sou contra cotas por raça e ñ por renda familiar..uma coisa é vc entrar na facul pq ñ ganha o suficiente e ñ pode pagar, outra coisa é vc entrar pq é amarelo,negro,azul ou branco.


    fiz outro texto né?kkkkkkkkk
    gostei mt dos assuntos aki, parabééns!..e esse tbm foi um elogio sincero..kkkk
    beeijos =**

    ResponderExcluir
  8. Sou a favor das cotas sociais, pois quem estuda em escola pública não tem a mesma base de quem está na escola particular. O certo seria o governo investir na educação como um todo. Assim, o sistema de cotas e os vestibulares nem precisariam existir, pois bastaria a nota do aluno (como é nos EUA) para entrar na universidade.

    ResponderExcluir
  9. Existem argumentos prós e contra cotas, mas um que eu gostaria de registrar em especial é o de ao inserir, uma classe social menos favorecida, daqui há 10 ou 15 anos, teria-se juízes, engenheiros, médicos com uma visão diferente da sociedade e com novos conceitos para a mesma, no caso isso vale mais pra área jurídica.

    ResponderExcluir