domingo, 4 de julho de 2010

Você sabe o que é Eutanásia?


Depois de alguns dias de recesso de minha parte, voltou minha vez de atualizar esse blog.
Na verdade ele deve ser atualizando a cada dois dias, e a ultima matéria de “função” já expirou seu contrato.

O assunto agora abordado é polemico, pois não se trata apenas de razão, porem, também de sentimentos.
Procurei os dois pontos de vista da historia, para que você possa ter sua própria opinião. A minha em questão, foi difícil de forma e acredito que a sua também será.

Eutanásia: é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. (Dicionário)
Resumindo, é quando uma pessoa está em coma, ou em um estado terminal, sem poder se mover em uma cama, por exemplo,  por um longo período, extremamente doente e seus familiares tem que decidir se querem ou não desligar os aparelhos que mantém essa pessoa em estado de “vegetação”.

Argumentos a favor:

Escutando entre debates sobre o assunto, os que defendem a Eutanásia dizem que este seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal ou sem qualidade de vida. Quando uma pessoa passa a ser prisioneira do seu corpo, dependente das necessidades mais básicas, gera revolta por parte do doente e a vontade iminente a aceitar a prática da eutanasia. A pessoa doente se considera um “fardo” para seus familiares, muito não tem capacidade psicológica para sustentar aquela situação. Além do mais, em um país como o Brasil, onde o acesso à saúde pública não é satisfatorio, a prática da eutanásia é muitas vezes encarada como um modo de proporcionar aos doentes de casos emergenciais  uma vaga nos departamentos de saúde, onde os doentes de casos terminais, estariam ocupando o leito de uma pessoa que teria mais "chances" de viver.

Argumentos Contra:

Os argumentos contra a eutanásia são basicamente religiosos, éticos e sentimentais. Do ponto de vista religioso a eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao "Criador", ou seja, só Ele pode tirar a vida de alguém.
Da perspectiva da ética ,médica principalmente, tendo em conta o juramento de Hipócrates, segundo o qual considera a vida como um dom sagrado, o médico não pode ser juiz da vida ou da morte de alguém.
Já os sentimentais, gera a duvida e a dificuldade de desligar o único aparelho o qual mantém seu ente querido vivo,se for o caso por exemplo.
Até porque houve relatos no qual depois de oito anos a pessoa finalmente se recuperou, então se apegar essa percentagem mínima, é uma ideia imutável.

Enfim,

Há autores que defendem que um ser humano, ainda que a sofrer demasiado, se bem tratado, não pede a Eutanásia. Hoje, podem ser administrados analgésicos,intervenções técnicas e outros fármacos que minimizam o sofrimento e efeitos da doença a uma pessoa em estado terminal.

Outras arriscam-se a dizer, que os doentes,como dito antes, consideram-se um peso. Pela doença, pela necessidade de cuidados, pela preocupação e o cansaço estampados nos rostos daqueles que amam e estavam habituados a ver sorridentes.

Talvez a esta altura seja pertinente pensarmos que um dia podemos ser nós, um familiar ou um amigo próximo, a estar numa situação em que "não há mais nada a fazer".

É impossível  impor um desejo a alguém. Além disso, não se pode imaginar o sofrimento pelo qual um doente passa quando não tem mais condições de viver. Viver assim é digno? Aliás, viver assim é viver?

5 comentários:

  1. Eu sou a favor ate pelo motivos citados acima por mais q fosse dificil eu nao deixaria ninquem q eu amo agonizando. Bom texto,otimo para refletir.

    ResponderExcluir
  2. Porque o estado natural de tudo o caos!", adorei isso e os temas, mas acho que assuntos polêmicos e profundos como os escolhidos pedem uma escrita mais dinâmica para o leitor.

    ResponderExcluir
  3. Interessante ..
    acho que por ser um assunto complicado, o que deve ser feito é muito relativo, depende do que a família e os entes mais próximos acham melhor para o enfermo, pq existem pessoas q lutariam até o fim, e outras q não iriam querer ficar passando por isso, então, ao meu ver, não existem pessoas mais qualificadas pra, pelo menos, chegar o mais perto possível da vontade do enfermo. Pq julgar e dizer: não! é uma atrocidade acabar com uma vida! quando não está se passando por isso é muito fácil, na minha opinião cada caso é um caso e devia ser tratado q nem a doação de órgãos qndo uma pessoa falece, sem nenhuma imposição e sim na escolha.

    ResponderExcluir
  4. Otima postagem,apesar de nao ter mudado minha oniao de ser contra a eutanasia.Escreva sobre cotas vai ajudar muito.

    ResponderExcluir
  5. Eutanásia só pode ser executada se o individuo não faz uso de sua capacidade mental, ou seja, ele está "morto". A morte hoje não é igual há algumas décadas atrás, só quando o coração parar de pulsar. Pessoas em estado vegetativo estão basicamente sem vida. Devido ao avanço tecnológico o coração continuará funcionando, mas o cérebro não, ta aí o problema, a pessoa está viva ou não?
    Esse debate vem de muito longe, desde as escolas de medicina até a comunidade cientifica, aqui no Brasil a eutanásia é pouco utilizada, tem muito haver com as crenças e etc.
    Uma coisa é certa, eutanásia é menos pior que o aborto!

    One kiss ;*
    http://diversityofstories.blogspot.com/

    ResponderExcluir