terça-feira, 3 de agosto de 2010

Palmadinha Fora da Lei.

Outro dia eu estava em casa passando os canais de TV e a reportagem sobre rachas de rua me chamou a atenção, porem, antes dela, passou a matéria sobre a nova lei sancionada contra palmadas, que me gerou revolta, e o que me inspirou a escrever o nosso novo tema do blog.

Lá vamos nós falar sobre leis novamente.

A lei contra palmadas consiste em “o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante”.

O nosso querido molusco,vulgo Lula, assinou o projeto de lei que modifica o artigo 18 do estatuto da criança e do adolescente. Pelo novo texto fica vedado aos pais usar castigos corporais de qualquer tipo na educação de seus filhos. Um parágrafo define o castigo corporal como “ação de natureza disciplinar ou punitiva com uso de força física que resulte em dor ou lesão a criança ou adolescente”

Ou seja,o pai ou a mãe que der uma palmadinha na mão do seu filho q insiste em enfiar o dedo na tomada poderá ser submetido a acompanhamento psicológico ou programação de orientação a família.

Eh obvio que ninguém defende q a criança seja espancada, mas espera ae, ate onde eh aceitável que o estado legisle sobre a educação dos pais sobre seus filhos?A lei confronta o poder do pai e da mãe de exercer sua autoridade denro da sua própria casa. Tirando o fato que já existe uma lei do código civil e código penal que punem os maus tratos.

Alem disso fica aberto como será fiscalizado o cumprimento dessa nova lei. Imagina a policia invadindo a casa de um cidadão, como faz na casa de um bandido perigoso,caso receba a denúncia q o pai deu umas palmadas corretivas no filho.

Como se a policia não tivesse muito o que fazer, né?




Tirando que a lei pode ser usada como instrumento de chantagem e calúnia. Alguém interessado de prejudicar uma família que da palmadas no filho, poderá denunciá-lo a policia, incluindo-se ai, cônjuges vingativos e adolescente problemáticos q querem se ver livres da vigilância dos pais.

Eu mesmo apanhei muito na minha infância, não vou negar, assim como muitos. E nem por isso carrego magoa, nem traumas dos meus pais. Às vezes, insistimos de fazer aquilo que verbalmente já foi explicado e nada como uns tapas pra te fazer acorda e voltar para realidade.

Ah! Voltando a reportagem que eu vi, ai vai a parte mais genial. A repórter parou uma mãe que estava com sua primogênita no parquinho e a perguntou sobre a lei. Respondendo a repórter que a apoiava, a filha da mulher simplesmente gritou que queria voltar pro parquinho, deu um tapa na mão da mãe e saiu correndo.

Eu fico imaginando o que a mãe daquela criança ficou pensando. Ou talvez, querendo fazer.



Ai ai

Sinceramente, eu desisto de pensar o que nossos governantes querem pro país.

Acho que a velha frase do período militar, ainda se encaixa muito bem nos dias de hoje. ”Brasil, ame-o ou deixo-o”... Então por favor, o ultimo que sair apague a luz do aeroporto.

14 comentários:

  1. Palhaçada essa lei eu agradeço as palmadas que levei dos meus pais pq assim pude criar um carater, o governo que dominar vc até dentro de casa

    afff

    belo texto to seguindo o blog!


    O melhor blog do meu .... Bairro agora está com novo layout
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O Brasil esta lutando para ter cada dia mais desrespeito dentro de suas casas, assim nos preocupamos mais com nossos problemas internos que já são muitos, e esquecemos de ver o que nossa raça de políticos fazem...

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca levei palmada ... mas minha mãe sim e ela guarda ceta magoa... mas nós duas tambem achamos essa lei um certo exagero... fedendo a ditadura....

    ResponderExcluir
  4. Um exagero isso. Cada vez mais as pessoas se sentem acoadas com esseas leis absurdas.
    Uma coisa é uma palmada, outra coisa é um espancamento.

    ResponderExcluir
  5. Olha... Confesso que à priori eu iria apenas seguir seu blog , mas fui atraído pelo titulo do seu post e então o li. Achei maravilhoso, um tema muito polêmico que você conseguiu me passar com um quê de humor negro e de muita inteligencia. Acredito que essas novas leis que vem sendo sancionadas estão começando a invadir o nosso direito particular e isso é inadimissível em um Estado Democrático de Direito, não era isso que tanto disseram depois do fim da Ditadura Militar? Que Estado é esse que quer proibir os pais de darem palmadas nos filhos e o torcedor soltar berros em protesto contra os jogadores e o juiz no estádio... Vai me dizer agora que eles se ofendem? Por favor! Estado Democrático de Direito, é? Admiro bastante o Lula e o seu trabalho frente ao executivo nesses quase 8 anos de mandato mas creio que seu empenho mais do que normal nas politicas internacionais através de conversas amigáveis com Bush, Obama e Fidel Castro o fizeram tomar algumas atitudes um tanto comunistas, não acha? Cuba é logo ali!

    Parabéns pelo texto e pelo blog, são muito bons... de verdade!

    Abraços,

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. e cada vezmais o estado brasileiro manda na familia. Até quando o povo vai ficar quieto?

    ResponderExcluir
  7. Estou me formando em psicologia infantil agora e minha irmã mais nova me mandou o seu blog e me perguntou sobre essa lei que ela desconhecia ate então.Pois bem.Palmadinha,aquelas tradicionais e moderadas, dependendo da circunstancia,pode ser positiva na educação infantil.Por exemplo,uma criança de 5 anos ainda nao tem plena capacidade intelectual para entender conceitos abstratos.Para ela, a linguagem corporal,muito mais direta e clara que a verbal, pode ser apropriada em algumas situações.Por causa do sorvete que a criança pediu e a mae nao pôde comprar ou do brinquedo.Muitas crianças nessa faixa de idade se lançam no chão gritam e esperneiam,protagonizando cenas de pirraças insuportaveis. O que nossos governantes nao veem, é que um pai que se senta a mesa do cafe e enfia a cara no jornal, reclama que esta atrasado e sai sem reparar que a filha com problemas de auto estima fez um novo corte no cabelo faz uma agressão contra essa menina.Pesquisas revelam que países que adotaram essa lei contra palmadas, no fim, tentam se livrar dela.Ja fizeram um protesto como "levante a mao contra a palmada", e o Brasil por exemplo, nao aprende com o erros dos outros e tenta impor uma lei ja obsoleta.

    Gostei muito do blog de vcs, e me senti com uma vontade enorme de comentar esse tema que tem sido debatido na minha faculdade.

    Parabéns pela voz ativa e inteligencia.

    ResponderExcluir
  8. ótimoooooooo!!!
    parabéns pela forma divertida de mostrar as mazelas que existem em nosso país!
    sou um mais novo seguidor!

    ResponderExcluir
  9. você comentou uma coisa bem interessante,eu nao sabia dessa lei e sou a favor, acho sim que tem outras maneiras de se educar uma criança sem precisar agredi-la,claro que as vezes agente perde o controle mais existem outros meios sim de educar,apoio atè pq atè hj tenho marcas da "educaçao" que minha mae tenta me dar,marcas tao fisicamente quanto psicologicas.

    http://diariodashaddix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que tudo que é demais é foda. Ok, tudo bem a lei 'antipalmadas'. Mas, como vc disse, não poder da uma palmadinha na mão de uma criança que insiste em querer morrer eletrocutada? ;~~
    Não acho que seja certo bater nos filhos etc mas tambem nao poder da uma palmadinha educacional, sei n hein..

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o seu post.

    Parabéns pela habilidade com as palavras!
    Mostra de maneira bem crítica as contrariedades do sistema em que vivemos, nesse caso especificamente do sistema do país.

    Grande beijo!

    Sempre que quiser rir um pouco, acesso o Blog RFPostando!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Concordo 100% com o que você disse. Se antes desta lei a criança e o adolescente já abusavam das regras dos pais imagina agora com essa lei? Não vai existir respeito dentro de casa, desde quando uma palmada afeta uma criança psicologicamente? Quantos médicos, advogados, engenheiros... pessoas de sucesso em geral apanharam durante a infância e não tiveram problema. Eu acho um absurdo essa lei, pois cansei de apanhar e isto não me fez uma pessoa problemática nem louca. Uma palmadinha ou outra quando desobedece as vezes é essencial. E outra coisa, o "filho" é meu e só o que faltava o governo ter que invadir minha casa dizendo como eu tenho que educa-lo. Hoje em dia, com a violência e o desrespeito que há com todas as idades, desculpe-me a expressão, mas só na base de porrada. O que nós vemos filhos matando pais, batendo, desobedecendo... E se o meu filho apanha na escola, como é que fica, quem será punido? Não podem criar outra lei tão absurda quanto essa, é um desrespeito com os pais do brasil.

    ResponderExcluir
  13. E bem melhor os pais darem umas palmadas corretivas, do que a policia rebentar o moleque na porrada

    ResponderExcluir
  14. LEI DA PALMADA.

    Ao que parece estamos caminhado para uma vitoriosa e indiscutível forma de "educar nossos filhos e crianças". Que é a de proteger, por decreto-lei, os indefesos em relação aos pais que as querem educar através de agressões, ditaduras e forças físicas.

    Num passado poderíamos até compreender tais agressões como instrumento de correção e doutrina, isso em razão de não existir informação inerente para aqueles que só encontravam nas palmadas, castigos severos e psicológicos uma forma equivocada de passar bons ensinamentos e comportamentos pessoais e sociais.

    Porém, nos dias de hoje essas informações e formações jorram por todas as mídias em um imenso manancial de conhecimentos quantitativos e qualitativos.

    Até por que se "palmadas de amor" educassem sem efeitos colaterais e nocivos, não haveriam lágrimas daqueles que as recebem.

    Pois, quando um pai ou mãe opta pela agressão, esta – subtextualmente – agredindo sua própria ausência de sensibilidade e incompetência de amar, verdadeiramente, seu filho (s).

    Uma reflexão aos pais que acreditam na imposição da violência...

    "Se teu filho nascesse sem os braços ou as pernas, você agiria dessa maneira, ainda sim"?

    Cecél Garcia

    ResponderExcluir