quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mesa Redonda - Presidenciáveis

E aí, pessoal! Hoje eu queria introduzir uma dinâmica um pouco diferente aqui, não sei se vai dar certo.

Gostaria que vocês me ajudassem a fazer o texto, aí embaixo, nos comentários, que será em forma de debate. Tipo uma mesa redonda mesmo.Vou mostrar a opinião que tenho por enquanto sobre os principais candidatos à presidência, e então gostaria de ler a de vocês sobre o mesmo assunto; são válidas críticas, contestações, xingamentos, sei lá.

Faço isso porque confesso estar um tanto perdido e acho que uma discussão aqui, nesse espaço, o qual alguns de vocês já visitam a algum tempo (ou não?), pode me ajudar, e talvez a muita gente também.

Dilma: Pra mim, "a sombra de um líder", como disse FHC. Se não fosse o Lula por trás dela, acho que teria menos votos do que Ey-ey-eymael, o democrata cristão. Ela só fala de continuidade, continuidade, fazer igual, melhorar o que ta aí, ampliar. Só. Acho muito pouco. Não que antipatize totalmente com a ex-ministra: até gosto de sua história, guerrilheira na ditadura e dando aulas de marxismo, foi crescendo em sua vida profissional, assumiu o cargo mais importante do governo. Parece saber muito de administração pública e economia, o que me cativa. Acho que ela antigamente era uma daquelas chefes mal humoradas (o que simpatizo também, (!) : a idealizava como aquela mulher dura, chata, cobradora, que conseguia fazer as coisas acontecerem nesse país burocrático do cacete). Porém, obviamente, seus marketeiros tiveram de mudar radicalmente isso para as eleições: ela se arrumou, ajeitou o cabelo, ficou simpática, e tudo isso me pareceu muito forçado. Não gosto dela discursando ou debatendo. É muito evasiva, não responde as perguntas e só sabe enrolar.


Plínio: Não é apoiado pela mídia, portanto poucos conhecem. Meu coração está muito inclinado a votar nele. O cara foi o deputado que relatou o projeto de João Goulart, que propunha reformas sociais e que teve como contrapartida da direita a tomada do poder pelos militares. Foi exilado pela ditadura a partir daí. Não é qualquer um. Mas quando vou debater sobre suas propostas e ideologia com outras pessoas, recebo sempre um balde de razão e meu cérebro diz: não. Para quem não sabe, ele tem propostas socialistas bem radicais, como reestatização da Vale do Rio Doce e da Embraer, fim dos hospitais particulares e reforma agrária imediata. É um sujeito bastante inteligente e suas propostas são bem postas. Porém, sei que o socialismo já foi testado em diversos países, e não deu certo... Talvez mesmo pela arrogante natureza humana. Me parece muito difícil ele conseguir fazer tudo o que promete, ainda mais com a corja que terá de enfrentar no Congresso, no Senado, nos estados.. Ou seja, minha razão diz: não. Mas acho que sou socialista de coração: igualdade ainda é um sonho pra mim. Que tal tentar no Brasil? Não nas mãos de um ditador louco, mas de um cara realmente inteligente? Que tal? Que tal? Cala a boca, coração. Eu já disse: Não.


Marina: Uma mulher calma, tranquila. Mantém sempre o tom da voz, não faz "exagerismos" para chamar a atenção. Parece saber exatamente do que está falando. Tem ótimas propostas e uma idelogia formada: desenvolvimento sustentável é sua bandeira. Diz ser a opção que difere-se das demais. Não me parece muito firme como oposição ou alternativa, pois passou sete anos no Senado pelo PT e só saiu para ser candidata, e por um partido da base do Governo. Meu voto era dela com certeza até ser atacada duramente pelo Plínio - que eu até então não conhecia - durante o debate da Band . Ele disse que capitalismo e ecologia não podiam coexistir harmonicamente - não haveria como desenvolver políticas sustentáveis sem atacar diretamente o lucro. Genial. E ela não soube responder à altura. Faz as propostas parecerem muito fáceis de serem resolvidas, como se tudo fosse uma questão de boa vontade. E isso é bem perigoso.


Serra: o carequinha de novo, ele não desiste. Não sou de São Paulo, não tenho muitos detalhes comprovados na pele sobre ele, portanto se tiver algum paulista aí... Sei que ele é da direita (apesar de sentir que esse termo já não faz o menor sentido), não costuma criticar Lula pois sabe que a popularidade dele "tá que tá" (o que para mim não dá muita base para ele convencer alguém de que é melhor opção que Dilma), enfatiza muito em saúde (foi ministro da saúde e adora falar que criou os genéricos), cita constantemente um salário mínimo futuro de seiscentos reais (tipo de promessa exata a qual nunca podemos acreditar). Quer ser um novo FHC: é neoliberal até o sangue. Não concorda em nada com a política externa brasileira, tanto diplomática quanto comercial (já fez várias críticas ao Mercosul e a maneira de Lula lidar com Ahmadinejad) e planeja fazer do Brasil uma grande São Paulo, pois sempre martela a mesma tecla: quer repetir todos os seus projetos como governador no Palácio do Planalto. Mais uma vez... algum paulista aí?


Como o texto tá ficando grande, deixo pra discutir aí embaixo, se vocês quiserem, temas como educação, fidelidade à ideologia, segurança, o poder da mídia e das pesquisas eleitorais, talvez outros candidatos, e é claro, o personagem principal dessa eleição: nosso molusco, como diz o Leonardo.



Sei que meu voto não vai fazer a mínima diferença, mas e aí, pessoal? O que eu faço??

24 comentários:

  1. Camarada, se quiser podemos conversar sobre o Zé MAria

    ResponderExcluir
  2. Bah, sério sem igual o que tu fizesse. Ao mesmo tempo mostrando uma opinião e relatando os fatos não se opondo. Realmente, Muito Bom.

    ResponderExcluir
  3. EU SOU A FAVOR APENAS DE UMA COISA: REVOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. as charges valem mais qe mil palavras ..
    e apesar da Dilma estar com a disputa ganha ainda persisto no meu voto (qe não é p ela é claro) pq votar é um direito meu cm cidadão e msm sabendo qe será mt mt mt dificil eu aidna qero ter o prazer de não votar nela ;)

    ResponderExcluir
  5. a ultima charge foi 10.
    se quiser votar na melhor pessoa vote na marina,
    se quiser votar com a maioria vote com a dilma, se quiser fazer oposição vote no serra.

    ResponderExcluir
  6. Concordo praticamente em tudo que diz!
    Adorei a sua visão! Fiz uma entrevista com um político em meu blog, vale a pena conferir!
    http://danilofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. as charges *_*
    Gostei da ideia da "mesa redonda" mesmo sendo dificil discutir politica hoje....

    ResponderExcluir
  8. O importante é lembrar que o voto faz diferença sim. Se cada um pensar desse jeito, a diferença no fim será sentida.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Ótima analise e lembrando que votar é muito importante se você quiser mudar alguma coisa no nosso pais !

    ResponderExcluir
  10. se eu ver alguem na fila pra votar que vai votar na dilma pq ela vai ganhar mesmo eu acho que bato na pessoa. haha
    mudar de 8 anos de lula pra mais 4 anos do fantoche do mesmo eu nao acho sensato, mudanças é sempre bom.
    pior que tá nao fica, como diz o tiririca :B
    haha :x

    http://medrops.com

    ResponderExcluir
  11. legal o texto, mas o Serra não é direita não, o partido q ele representa é q faz a linha centro-direita, mas ele Serra não é, até o José Dirceu já falou isso, o q tb nao muda muita coisa pq nao voto nele do mesmo jeito.
    o que quero nesse país é sinceridade, chega de enrolação, de todos esses aí, o único q tem coragem de falar o q pensa é o Plínio, o q vai contra ele são as idéias ultra-radicais em alguns pontos chaves, mas ver ele falar nos debates é consolador, queria q todos eles falassem o q realmente pensam.
    eu até queria e ainda quero votar na Marina, pois simpatizo muito com o PV,mas ela nao deixa, seu estilo é muito low-profile P MEU GOSTO, EU QUERO AÇÃO mARINA, AÇÃO.

    e a Dilma, bem, o q falar de uma pessoa cuja unica qualidade é ser amiga (ou acobertada) do presidente, o Pt escolheu mal, mas tendo mais sorte do q juízo, fazer o q né.

    valeu!

    ResponderExcluir
  12. Não tenho acompanhado muito essa campanha eleitoral. Nem sequer tenho assistido os debates.
    Minha análise dos candidatos é bem superficial e bem baseada no que ouvi falar sobre.
    Talvez por isso, sou inclinada a concordar com a maioria do que você disse.
    Da Dilma, gosto do perfil 'autoritário' que se esconde por trás daquele riso forçado, pois me faz acreditar que ela não será facilmente dobrada. Por outro lado, tenho medo das brigas que ela poderá vir a comprar.
    Do Eymael só tenho um conselho para você: Sai fora! A menos que você queira mesmo ‘ver merda’. Lula deixou o Brasil tão ‘democrático’ que se o Eymael subir o poder teremos uma guerra civil.
    Da Marina, concordo com absolutamente tudo que você disse (Finalmente alguém que concorda com meu ponto de vista sobre a Marina!) só acrescentaria uma coisa, até o momento ela não definiu sua equipe de governo e com as posições (utópicas) que ela tem pode acabar governando isolada ou na pior das hipóteses, renunciar como fez com o Ministério do Meio Ambiente.
    Do Serra, só tenho uma coisa a dizer: A única boa herança de FHC foi o real. O resto é resto.
    E o meu voto? Qualquer um aí já deve saber: ainda não foi definido!
    PS: Discordo do Peixe Antenado quando diz que o PT escolheu mal. A Dilma foi a única opção que restou ao PT, então não foi escolha. Também não acho que ela é apenas a ‘acobertada’ do presidente. Todos os dias eu repito para quem quiser ouvir: “Gente Dilma não é Lula! Aquela mulher é ‘cavalo do cão’!” (Para o bem e para o mal – explico!)

    ResponderExcluir
  13. She quevara disse...

    EU SOU A FAVOR APENAS DE UMA COISA: REVOLUÇÃO!

    Imagine, despois da Revolução Francesa, Revolução Russ...., a Revolução Brasileira.Um povo acomodado do jeito que o brasileiro é...tah mais pra tanto fez...tanto faz.

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo com o Peixe... Eu sinto sinceridade no que o Plínio diz, por isso minha enorme vontade de votar nele. E o pessoal aí notou uma tendência interessante, acontecendo com a eleição da Dilma... O fenômeno "Maria-vai-com-as-outras".

    Na verdade mesmo, eu queria que Cristóvaum Buarque fosse candidato de novo. Não teria nenhuma dúvida de que meu voto seria dele. Ta faltando falar de educação nessas eleições. Pra mim, o assunto mais importante do Brasil, mas que infelizmente, não ganha voto.

    E esse Reinaldo bem que podia falar do Zé Maria aqui, pra gente se informar, ou não?

    ResponderExcluir
  15. Para mim o Cristóvam Buarque é melhor no senado pois precisamos de quem saiba elaborar as leis e q lute p q elas sejam aprovadas. Se todo mundo se lançar à presidência q vai compor a câmara e o senado?

    ResponderExcluir
  16. Para mim, TODOS são infinitamente melhores do que a Dilma e o PT.

    ResponderExcluir
  17. Não tinha pensado por esse lado.. Como presidente, a chance dele ganhar seriam ínfimas mesmo. Mas como senador ele não tem tanta influência assim, já que a proporção "populismo/boas propostas" é muito grande. È, tá brabo.

    ResponderExcluir
  18. É, mas a maioria das leis aprovadas em benefício do povo não partiu dos parlamentares populares não.

    ResponderExcluir
  19. Achei o post bem legal. Parabéns pelo blog.

    Depois dá uma passada no meu blog e se gostar
    siga e comente.

    http://orytchasblog.blogspot.com

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  20. Concordo com quase tudo o que disse, porém, quando falou sobre a Marina e o desenvolvimento sustentável, discordo em parte. Concordo que capitalismo e desenvolvimento sustentável não combinam, mas e quanto ao "socialismo" pretendido por Plínio? A reestatização da Vale e da Embraer, reforma agrária... são propostas que "ferem" justamente a elite que, não coincidentemente, detém o poder no país e, por isso, dificilmente conseguirão ser efetivadas da maneira planejada. Não tenho acompanhado de perto as campanhas, não se se o Plínio tem ideias para driblar essa oposição forte (nacional e internacional, especialmente por causa das multinacionais) então se eu estiver errada é só dizer.

    ResponderExcluir
  21. Marcella,

    Você tá certa. O meu candidato favorito é o Plínio, mas as propostas dele são muito radicais.. Vai ser muito difícil pra ele mudar tudo isso. Por isso disse aí em cima que minha razão diz 'não' pra mim.

    Pra falar a verdade, também não ouvi falar nada sobre essa ideias de drible que você imaginou. Talvez ele nem tenha.. Vou dar uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  22. huehueheuheuheue muito boa explanação. Mandou bem na "caracteristica" de cada candidado. Principalmente na da "tranquilaaaaaa" marina. Pena q nao foi pro 2º turno. Se fosse bunita e viesse do RJ ou SP, garanto que teria ido pro segundo turno. Foda isso.!!

    To seguindo.

    Abss

    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, li o da Marina e acho que ela era uma boa opção, essa coisa muito radical do Plínio não tá com nada, o capitalismo é uma realidade, gente, agora é ver no que vai dar, utilizar estratégias para as coisas não ficarem ainda piores.... demais as tirinhas!

    ResponderExcluir