segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Obssessão Totalitária.

Os governos brasileiros, como se pode comprovar facilmente pela comparação entre o que dizem e o que fazem, acumularam ao longo dos anos uma vasta experiência em não cumprir compromissos.
Seja compromisso com suas obrigações, com suas promessas de campanha(...) e talvez a ultima agora seja a melhor de todas, seu compromisso com a Constituição.
Não sei se vcs viram (a repercussão foi enorme e tenho quase certeza que todos viram), a ocorrência de um inconstitucionalidade que eles tinham sancionado sobre liberdade de expressão,querendo calar humoristas em época de eleição.


Alem de informar, os meios de comunicação têm o dever de criticar os fatos.E isso pode ser feito sob forma de sátiras, charges ou qualquer outro formato. Acredito que o cidadão tem capacidade para fazer seu próprio julgamento de qual piada deve rir. Assim que a democracia funciona.O ESTADO não deve controlar o que devemos ou não saber, ou quem sabe... achar graça. Mesmo depois de ter passado por ditadura militar parece que nossos governantes não atingiram uma maturidade politica.

- Defender a liberdade de expressão ainda que, ela possa se voltar contra vc.
E o presidente Molusco manteve relações esquizofrênicas com o tema. Já reconheceu diversas vezes que deve sua projeção politica a imprensa que em tempos de regime militar, o acolheu com entusiasmo,como liderança popular emergente, mesmo correndo riscos.
E o que ele diz sobre o tema hoje? "Controle social da mídia",o nome talvez seja apenas para disfarça, fingindo que está se tratando de outra coisa. O único controle possível é o democrático, é o que está na lei, mais especificamente no código penal.
O tema no entanto não sai da moda, eh em Cuba,Coreia do Norte,China....onde ate o Google é censurado... Mesmo com toda expansão de ideias sobre direito humanos pregado no mundo todo.Não entrarei em questão sobre monopólios de imprensa ou qualquer outra história que venham ser teorias de conspirações. Pra mim,apenas uma coisa é certa : nenhum dano recorrente da liberdade de imprensa eh maior que os que ela ajuda a evitar.
Como dizia Thomas Jefferson:
- "O preço da liberdade é a vigilância eterna".
Lembrando: No dia 2 de Setembro, o Supremo Tribunal Federal liberou humor sobre políticos durante campanha.

14 comentários:

  1. Lei que proíbe palmadas para educados os filhos, lei Seca, Lei que proibiu os humoristas de criticar os candidatos em campanha. Não, não. Não estamos na ditadura ou sob um governo totalitário, ao menos oficialmente. O PT não é mais de esquerda há muito tempo, se é que algum dia foi. O poder transforma até os principios e quem paga o pato?

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post.
    Sao tantas e tantas leis que parece que estamos na ditadura mesmo .

    http://dreamsofyorrana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parafrasendo Charles de Gaulle: "Esse país não é sério." Ironico querer proibir os comediantes ,qunado o discurso político debochado e irônico de alguns políticos chega a resvalar ao cinismo, a mais pura expressão da carnavalização das relações políticas e sociais.Abram alas para a política brasileira, não acho uma ditadura , pois um sistema totalitario não é tão corrupto mas em fim e algo repulsivo o quadro politico desse pais.


    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Autoritarismo no Brasil é quase lei.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso, na sala de justiça, lá está o Tiririca fazendo piada no horário eleitoral. Fidaputa.

    ResponderExcluir
  6. e ele disfarça a censura falando que são normas de qualidade :x

    ResponderExcluir
  7. Muito bom.
    Os políticos fazem piada com a população 4 ou 8 anos depois de eleitos, e querem calar a boca de quem mais concientiza a população. São os humoristas que alertam a população para os pontos fracos os candidatos. O Bonner e a Fátima só sabem mostrar o que é bunitinho.

    ResponderExcluir
  8. muito bom cara.
    Não a democracia sem liberdade de imprensa.

    ResponderExcluir
  9. é Leeei, Leeei, Leeei ! e o mais interessante de tudo é que, quem dita as leis são os primeiros a não cumpri-lás.
    Amei o post, escreve super bem , mais eu tenho que admitir, hoje eu estou com um espirito de revolucionaria preguiçosa, cansada de reclama, por um país que so regride, pqp.

    ResponderExcluir
  10. muito polêmico o tema! merecia sim ser discutido. e foi o primeiro blog onde encontrei um post sobre isso. fiz um post no meu sobre eleições tbm, mas não cheguei na censura. passa lá qdo puder.

    http://um-dedinho-de-prosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A tentação pelo totalitarismo está em toda parte. Na política, essa praga está longe de ser exclusividade do PT. E está também disseminada por outros tantos setores da sociedade.

    Hoje em dia, há quem ache q "democracia" é o direito de a maioria esmagar a minoria.

    Muito bom encontrar um blog de OPINIÃO em meio a um mar de bobagens.

    Continue assim, parabéns.

    Visite-nos também.

    ResponderExcluir
  12. por que um monte de lei , que quase ninguem cumpri , muito bom o post

    ResponderExcluir
  13. Há uma grande diferença entre o Brasil legal e o Brasil real.

    A liberdade é um direto natural já dizia o iluminista Locke no século XVIII.

    Bom demais o uso que você faz desse espaço.

    Abração amigo.

    ResponderExcluir
  14. O PT tem tantas características que eu abomino e uma delas é a vontade de controlar a imprensa. As outras são: aliar-se aos ditadores, promover os planos sociais (Bolsa Família) para se manter no poder, fazer aquele ridículo PNDH-3, comprar avião caríssimo e aumentar os impostos... Enfim, a população vem sempre em último lugar e o pior é que a Dilma está na frente das pesquisas, indicando que esta mesam população acredita nas mentiras do PT.

    http://www.redenacional1.blogspot.com

    ResponderExcluir